quarta-feira, 10 de julho de 2013

Proposta de trabalho com PC/internet.

       PROPOSTA DO PROJETO doniWeb
Por: DONI ASSIS
                       Desde agosto de 2001, iniciei a coleta de endereços eletrônicos dos meus alunos e professores amigos das escolas onde trabalho, para montar um cadastro de contatos para troca de idéias e motivar discussões utilizando a Web. Apesar de não se tratar de nenhuma grande novidade, o uso da internet na sala de aula ainda é algo meio obscuro nas escolas. Apesar de se equiparem e de muitas vezes utilizarem desta como recurso suplementar, pensava em tornar a prática do uso da Web para pesquisas e fóruns de discussões mais freqüentes. Sendo assim, antes mesmo de projetar uma página, o plano foi motivar o uso da informática com os alunos via e mail. Criamos o boletim DONIEAHISTORIA que semanalmente era enviado via e mail com os mais variados assuntos. Cinema, TV, História, política, esportes,  socialização de textos e outras informações. Via e mail criava uma situação de "obrigatoriedade" para sua leitura. Polemizando temas atuais, tinha em mente criar situações de extensão na sala de aula. Assim, fui formando um "público cativo". O cadastro chegou a 408 endereços no mês de outubro, contando com ex alunas do desativado CEFAM, além de amigos, alunos e pais de alunos. Foram mais de 50 boletins e muita polêmica criada, seja por textos defendendo pontos de vista sobre algumas opiniões massificadas em sala de aula, "puxões de orelha virtuais" até recebimento de tarefas.
                        A proposta do projeto portanto visa incorporar o cotidiano das aulas de História aqui na Web. Otimizar as informações e criar novas situações de desafio na pesquisa e no entendimento da História. O professor deixa de ser somente o guia de sala e passa a incorporar a ação do articulador das informações contidas na Web para os alunos.  A experiência acumulada nestes cinco meses revelou alguns aspectos a exigir da proposta novos indicativos. Diferente do que se imagina, o uso da internet ainda é tímido entre educadores e alunos. O recurso ainda é encarado apenas como instrumento lúdico e não informativo. O acesso semanal é limitado pelos pais e existem dúvidas sobre as linguagens aqui contidas. A freqüência é baixa e são poucos os que diariamente usam a Web para se informarem ou mesmo conectarem-se na rede para contatos com amigos, seja nas salas de bate papo seja para responder e mails. Percebo também o rápido distanciamento entre as atualizações de linguagens virtuais aqui na web e seu uso por parte dos seus freqüentadores olhando o universo das duas escolas onde esta proposta esteve focando comportamentos e ações de trabalho. Houve uma redução de endereços no cadastro resultado do abandono do recurso por parte de muitos alunos. Alguns optaram pelo sistema do ICQ, outros foram alertados pelos pais para a redução do consumo devido a crise de energia e houve até casos flagrantes de máquinas infectadas por vírus e danificadas pela falta de uma manutenção mais permanente. É dentro destas realidades aqui elencadas que apresentamos este projeto.
                        As temáticas mais polemizadas foram as relativas ao conflito gerado pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Muitas perguntas foram encaminhadas ao professor com o objetivo de entender-se melhor o enorme emaranhado de sub temas envolvidos no mundo árabe e nas diversas de se entender como em um mundo globalizado as crises afetam tanto a humanidade. A visão irônica e debochada da crise na seleção brasileira de futebol que o professor teve após os péssimos jogos das eliminatórias geraram os maiores protestos dos alunos. A inclusão de personagens das histórias em quadrinhos, desenhos animados e figuras criadas pelo jornalismo serviram para estender pontos de vista, todos é lógico defendidos pelo professor. Eremildo, O idiota, digna representação da visão de um povo atento e antenado com as coisas. Cara de bobo, mas com nada de Idiota. Uma visão mais crítica e ácida contra a crise de energia, dos tropeços do Congresso e da tosca noção de cultura popular via TV. Orelha e Alfred Neuman tinham como objetivo representar as novas visões do mundo "teen" incorporadas nas novas linguagens e formatos de comunicação. Mas ao final a inclusão da Quadrilha da Morte, personagens de Hanna Barbera vindas da Corrida Maluca que nada mais eram do que uma forma mais original de encarar as crises de segurança no Brasil.
                        Jamais em sala de aula daria conta dessas demandas no dia a dia. Há ainda um mundo à parte quando se trata da escola. Ainda que haja abertura por parte de todos os envolvidos no processo de ensino, a inclusão destas temáticas nestas linguagens se limitam muito pelo uso racional e burocrático do tempo e das próprias expectativas conteudistas por parte dos pais de alunos. A modernização do ensino ainda carece de uma revolução na mentalidade de muitos. Não que a invasão pura e simples do computador na sala de aula fosse resolver os problemas de aprendizado, disciplina e de comportamento. Mas certamente recriaria o mundo de desafios a partir de novas leituras paradigmáticas. Para minha surpresa, o recorde de e mails enviados ocorreu por ocasião do dia dos professores. Foram exatos 73 e mails entre 13 e 14 de outubro. Muitos parabenizando o professor de História e outros questionando a acidez das mensagens enviadas nos boletins DONIEAHISTORIA. Flagrantemente nesta ocasião houve as primeiras intervenções dos pais questionando o relevo das mensagens que estava enviando. "São de intenções duvidáveis", chegou a me dizer uma mãe de aluna na Escola Curumim. Nunca busquei consenso em minhas mensagens. Ainda bem que muitos discordam, só assim há discussão, só assim há a polêmica e conseqüentemente a reconstrução diária dos conhecimentos que temos. O que esta mãe e muitas outras ainda não aprenderam que no mundo virtual, a refutação é o mecanismo mais rápido e eficaz. Ao ser questionado por um site sobre um determinado assunto me posiciono. Refuto a eficácia das pesquisa se assim perceber suas intenções. Mas jamais deixo pra lá. 
                        Via Web criei um espaço de livre de defesa de idéias e posicionamentos extra muros das escolas onde trabalho sem qualquer possibilidade de censura prévia ou mesmo impedimento. Utilizando meus equipamentos e formulando idéias próprias junto ao público dessas escolas como impedir uma ação que hoje deveria ser guia nas ações cotidianas de ensino? O aprendizado mesmo no mundo virtual jamais será desprovido de opiniões. Esta página provisória é mais um passo dentro deste projeto. A arquitetura ainda muito amadora da mesma não reflete-se também na intencionalidade da proposta. Num futuro próximo pretendo utilizar-me de outros recursos mais avançados bem como ampliar a quantidade de informações aqui contidas. Veja abaixo um organograma prévio do projeto;
AÇÕES DO PROJETO DONIWEB 2001/2002
A CURTO PRAZO (agosto/dezembro 2001)
  1. Montagem de um cadastro de e mails de alunos, pais, professores, funcionários e amigos ligados às escolas Curumim e do Sítio, totalizando 500 endereços.
  2. Divulgação simultânea à coleta dos endereços do endereço eletrônico que será conhecido como "pré Home Page"; donieahistoria@
  3. Envio semanal de um boletim denominado DONIEAHISTORIA contendo; a)Textos educacionais. b) Indicações de vídeo/cinema. c)Indicação de sites de pesquisa em História. d)Crônicas. e)Indicações de leitura; livros, revistas, semanários e jornais. f)Textos críticos sobre temas atuais. g)Divulgação de arquivo com textos do professor Doni nos jornais da cidade.
  4. O endereço eletrônico também estará recebendo trabalhos de alunos dentro de critérios a serem definidos em sala de aula.
  5. Articular salas de bate papo no AOL reunindo grupos definidos para fóruns de discussão. 
A MÉDIO PRAZO (janeiro/junho 2002)
  1. Colocar na Web uma página provisória divulgando o projeto.
  2. Avaliar junto aos cadastrados na pré Home Page, a funcionalidade, a eficácia, utilidade e qualidade das mensagens propostas.
  3. Sistematizar comunicação direta com os pais sobre o desempenho escolar dos seus filhos, repassando o desempenho e avaliação dos mesmos via e mail.
  4. Articular junto às escolas a possibilidade dos alunos que ainda não possuírem computador pessoal em casa e nem e mail que passem a possui-lo utilizando o sistema interno da mesma.
  5. Substituir gradativamente os boletins DONIEAHISTORIA com um link dentro da página provisória direcionando-a para uma atualização contendo um painel ampliado das informações a serem divulgadas pelo professor.
A LONGO PRAZO (julho/dezembro 2002)
  1. Conveniar-se junto às escolas onde estiver atuando visando estar com a página listada nos links de divulgação do site das mesmas.
  2. Articular junto aos alunos mais atuantes e interativos na proposta e elaboração de suas Home Pages. Este professor atuaria como webdesigner e webwriter sendo tutorial dos interessados.
  3. Buscar junto à iniciativa privada convênios para divulgação de propagandas que subsidiariam financeiramente a Home Page.
  4. Tornar a Home Page uma linha direta e definitiva de comunicação entre alunos, pais, professores e demais interessados com o professor de História.
  5. Desenvolver com tecnologia de ponta as mais variadas formas de interatividade.

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