CICLO DE CINEMA 1
CHINA/JAPÃO
Texto exclusivo do
projeto: donieahistória@aol.com
Ciclo de Cinema 1 – China/Japão
A História do Brasil é
repleta de momentos patéticos! Consultando uma bibliografia alternativa você
encontra relatos engraçados. Humanizada e imperfeita a realidade do nosso
futuro sempre foi determinada pelos interesses imediatistas dos governantes.
Nossa história é muito positiva, “certinha” e previsível! Quer ver um exemplo?
Em 1946, o então Chanceler Otávio Mangabeira recepcionando o General Eisenhower
(EUA) em visita ao Brasil... Transcrevo a seguir parágrafo da enciclopédia Nosso
Século:
“Quando Eisenhower
visitou o Brasil, em 1946, o presidente da UDN, Otávio Mangabeira, foi encarregado
de saudá-lo:” Em nome do país (...) inclino-me respeitoso diante do General
Comandante-Chefe dos Exércitos que esmagaram a tirania, beijando, em silêncio,
a mão que conduziu à vitória, as Forças da Liberdade “. E beijou as mãos do
visitante. Foi um escândalo”.
(Coleção Nosso Século 1945/1960 p.18)
E além da “beijoca” na mão do
general ianque, Góis Monteiro me solta essa; “- O que é bom para os USA é
bom para o Brasil”. O beijo e a frase selam para o resto do século XX o
posicionamento político brasileiro na chamada Guerra Fria. Confronto
diplomático entre duas grandes potências e sistemas antagônicos. O capitalismo
dos EUA e o comunismo da URSS. Da década de 40 em diante o Brasil foi se
“americanizando”. O “american way of life” ou modo de vida americano se
estabeleceu em todos os aspectos. Moda, música, idioma, costumes, tv, rádio,
literatura e CINEMA. E é aí que eu queria chegar.
Passamos meio século admirando o mundo dos EUA. Tão rico
e distante. Mas estranhamente tão próximo via influência cultural. O cinema
colaborou muito com isso. Se você não tiver um filme norte americano na cabeça
agora que tenha sido inesquecível, você não pertence a este planeta! De fato os
norte americanos produziram muitas coisas legais. Grandes filmes e cineastas
saíram lá da terrinha do Tio San. Quando o sistema descobriu que através das
telas do cinema, poderia levar sua ideologia ao mundo todo, investiu-se rios de
dinheiro na indústria cinematográfica! Criaram Hollywood e a premiação do Oscar
colocando os EUA como a capital do cinema no mundo.
Com esse
pequeno texto queria compartilhar com o caro leitor a existência de vida
inteligente em outros cantos do planeta, quando se trata de cinema. Convido-o a
realizar uma turnê com ótimos filmes vindos do oriente. Uma outra cultura, um
outro tipo de pensamento e uma forma muito particular de tratar o amor, a
educação, a família, o sexo, a guerra, a vida e a morte. Selecionei 25 títulos
de filmes disponíveis em vídeo que retratam o cotidiano oriental. Em especial a
China e o Japão. Mas há também títulos do Vietnã e Taiwan. São filmes poéticos
e carregados de emoção. Saia do eixo EUA/EUROPA e entre no mundo oriental para
perceber o quanto nossos valores são relativos se colocados universalmente.
Algumas produções são norte americanas ou européias. Mas preservam a cultura
local. O impecável “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci premiado com
vários Oscars é um deles! Os títulos estão disponíveis em vídeo, mas não em
qualquer locadora. Procure locadoras com acervos mais antigos. Parte deles eu
já assisti e os comento na medida que vou apresentando a lista. Os que não vi,
são recomendados pela crítica especializada. Depois de uma “peneira” com mais
de 60 títulos, selecionei o que há de melhor.
Espero que veja e goste das dicas. Aguarde novos Ciclos
de Cinema. Escreva-me algo sobre o texto, os vídeos e sobre as dicas. Vamos
discutir sobre cinema? Um abraço e até a próxima!
DJNI® julho/2001
Texto exclusivo do
projeto: donieahistória@aol.com
Os filmes
1) NENHUM A MENOS/China
1998 de Zhang Yimou. (Uma crítica poética sobre o atual sistema de ensino na
China. Uma “aula” sobre as relações professor e aluno. Se o seu cotidiano se
passa na escola, prepare-se para as lágrimas! Um filme maravilhoso retratando
uma ótica muito particular a escola do interior da China.).
2) O CAMINHO PARA
CASA/China 1999 de Zhang Yimou. (Zhang Yimou é o principal diretor atual do
cinema chinês. Responsável pela internacionalização do cinema oriental, faz
desse seu mais atual filme, a correspondência da expectativa criada depois de
Nenhum a Menos. Uma homenagem aos educadores. Um caso de amor pela vida.
Belo!).
3) O TIGRE E O DRAGÃO/China
2000 de Ang Lee. (Ang Lee também é mestre das telas na China. “O Tigre..., é
uma fábula moderna das artes marciais. A lenda da espada do guerreiro Li Um Bai
e seus dobramentos fazem o espectador vibrar do início ao fim da fita. Foi
candidato ao último Oscar de melhor filme)”.
4) ADEUS MINHA
CONCUBINA/China 1993 de Chen Kaig. (A dramática relação da arte com as
radicais mudanças políticas e sociais da China contemporânea. Uma ótima
reflexão sobre os valores do amor e dos ideais de vida. A solução dos dramas da
fita ocorrem de modo a incomodar nossos valores ocidentalizados. Um grande
filme!).
5) O ÚLTIMO IMPERADOR/EUA, ING e ITA
de Bernardo Bertolucci 1987. (Um grande espetáculo! A trajetória de Pu Yi, o
último imperador chinês e os mistérios da Cidade Proibida são mostradas de
forma eloqüente pelo grande cineasta italiano, que “papou” nada menos que nove
Oscars. Entenda melhor a História da China vendo essa superprodução! Mesmo
falado em inglês, preserva todos os aspectos essenciais da cultura local.
Inesquecível!).
6) LANTERNAS
VERMELHAS/China 1991 de Zhang Yimou. (Prepare-se para uma aula sobre
cinema! Além de tratar de relações afetivas numa China ainda feudal, que
permite ao homem “ser proprietário” de quatro esposas, Zhang Yimou faz da
fotografia do filme uma obra de arte. A tela fica o tempo todo divida em duas
imagens numa mesma fotografia. Os objetos ora simétricos ora assimétricos, mas
extremamente equilibrados. Há pequenos detalhes no filme o tempo todo a serem
observados. Enfim uma aula de cinema!).
7)TEMPO DE VIVER/China
1993 de Zhang Yimou. (A história de uma família sofrendo todos os
desdobramentos da História recente da China. Da monarquia a Revolução Cultural,
a vida das pessoas na China passa por mudanças radicais definindo seus
destinos. Zhang Yimou assume a tarefa de explicar ao mundo as nuances
históricas da China).
8) O CHEIRO DE PAPAIA
VERDE/Vietnã 1993 de Tran Anh Hung. (O drama de uma garota nos anos 50 no
Vietnã. Seu mundo, sentimentos, emoções e sonhos são retratados nos mínimos
detalhes. Uma narrativa lenta e precisa sobre os sons e imagens de um universo
tão particular de uma mulher.).
9) A ARTE DE VIVER/TAW e EUA 1992 de
Ang Lee.
10) YOJIMBO, O GUARDA COSTAS/Japão
1961 de Akira Kurosawa.
11) VIVER/Japão 1952 de Akira
Kurosawa.
12) RASHOMON/Japão 1950 de Akira
Kurosawa. (Kurosawa é considerado um gênio do cinema japonês. Rashomon é um
filme instigante, misterioso e surpreendente! O Japão feudal é desvendado
através de um suposto estupro. O espectador fica sem saber até os minutos
finais a resolução da fita a verdade dos fatos.).
13)AMOR E SEDUÇÃO/China
1989 de Zhang Yimou.
14)A HISTÓRIA DE
QIU-JU/China 1992 de Zhang Yimou.
15)COMER, BEBER,
VIVER/Taiwan 1994 de Ang Lee.
16)SOMBRAS DA CHINA/Japão 1990 de
Mitsuo Yanagimachi.
17)A BALADA DE NARAYAMA/Japão 1983
de Shohei Imamura.
18)AS BONECAS DE SHOGUM/Japão 1987
de Norifumi Suzuki.
19)CHINA
CRY O GRITO DE NORA LAU/EUA 1991 de James F. Collier.
20)A GUERRA DAS CRIANÇAS/Japão 1988
de Sadao Satto.
21)O HOMEM DO RIQUIXÁ/Japão 1958 de
Hiroshi Nagaki.
22)KAGEMUSHA, A SOMBRA DE UM SAMURAI/Japão
1980 de Akira Kurosawa.
23)TEMPOS DE GUERRA/China
1996 de Wu Ziniu. (Este filme pode ser comparado com a Lista de Shindler. A
fuga e o desespero a partir da invasão dos japoneses na China no início do
século dizimando mais de 3000 vidas inocentes. Um relato histórico e muito
doloroso.)
24)RAN/Japão 1985 de Akira Kurosawa.
(candidato ao Oscar, versão do Rei Lear de Willian Shakespeare).
25)OPERAÇÃO XANGAI/China
1995 de Zhang Yimou. (A adolescência nos anos 30 da China em meio às ações da
máfia. As relações amorosas de uma cantora de boate na visão de um garoto de
assiste de forma passiva a traições, encontros e desencontros numa China cada
vez mais polêmica aos olhos de Zhang Yimou).
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