domingo, 14 de julho de 2013

Ciclo de cinema. China Japão.

CICLO DE CINEMA 1

CHINA/JAPÃO


Texto exclusivo do projeto: donieahistória@aol.com

Ciclo de Cinema 1 – China/Japão 


A História do Brasil é repleta de momentos patéticos! Consultando uma bibliografia alternativa você encontra relatos engraçados. Humanizada e imperfeita a realidade do nosso futuro sempre foi determinada pelos interesses imediatistas dos governantes. Nossa história é muito positiva, “certinha” e previsível! Quer ver um exemplo? Em 1946, o então Chanceler Otávio Mangabeira recepcionando o General Eisenhower (EUA) em visita ao Brasil... Transcrevo a seguir parágrafo da enciclopédia Nosso Século:

“Quando Eisenhower visitou o Brasil, em 1946, o presidente da UDN, Otávio Mangabeira, foi encarregado de saudá-lo:” Em nome do país (...) inclino-me respeitoso diante do General Comandante-Chefe dos Exércitos que esmagaram a tirania, beijando, em silêncio, a mão que conduziu à vitória, as Forças da Liberdade “. E beijou as mãos do visitante. Foi um escândalo”.
(Coleção Nosso Século 1945/1960 p.18)

E além da “beijoca” na mão do general ianque, Góis Monteiro me solta essa; “- O que é bom para os USA é bom para o Brasil”. O beijo e a frase selam para o resto do século XX o posicionamento político brasileiro na chamada Guerra Fria. Confronto diplomático entre duas grandes potências e sistemas antagônicos. O capitalismo dos EUA e o comunismo da URSS. Da década de 40 em diante o Brasil foi se “americanizando”. O “american way of life” ou modo de vida americano se estabeleceu em todos os aspectos. Moda, música, idioma, costumes, tv, rádio, literatura e CINEMA. E é aí que eu queria chegar.

            Passamos meio século admirando o mundo dos EUA. Tão rico e distante. Mas estranhamente tão próximo via influência cultural. O cinema colaborou muito com isso. Se você não tiver um filme norte americano na cabeça agora que tenha sido inesquecível, você não pertence a este planeta! De fato os norte americanos produziram muitas coisas legais. Grandes filmes e cineastas saíram lá da terrinha do Tio San. Quando o sistema descobriu que através das telas do cinema, poderia levar sua ideologia ao mundo todo, investiu-se rios de dinheiro na indústria cinematográfica! Criaram Hollywood e a premiação do Oscar colocando os EUA como a capital do cinema no mundo.

            Com esse pequeno texto queria compartilhar com o caro leitor a existência de vida inteligente em outros cantos do planeta, quando se trata de cinema. Convido-o a realizar uma turnê com ótimos filmes vindos do oriente. Uma outra cultura, um outro tipo de pensamento e uma forma muito particular de tratar o amor, a educação, a família, o sexo, a guerra, a vida e a morte. Selecionei 25 títulos de filmes disponíveis em vídeo que retratam o cotidiano oriental. Em especial a China e o Japão. Mas há também títulos do Vietnã e Taiwan. São filmes poéticos e carregados de emoção. Saia do eixo EUA/EUROPA e entre no mundo oriental para perceber o quanto nossos valores são relativos se colocados universalmente. Algumas produções são norte americanas ou européias. Mas preservam a cultura local. O impecável “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci premiado com vários Oscars é um deles! Os títulos estão disponíveis em vídeo, mas não em qualquer locadora. Procure locadoras com acervos mais antigos. Parte deles eu já assisti e os comento na medida que vou apresentando a lista. Os que não vi, são recomendados pela crítica especializada. Depois de uma “peneira” com mais de 60 títulos, selecionei o que há de melhor.

            Espero que veja e goste das dicas. Aguarde novos Ciclos de Cinema. Escreva-me algo sobre o texto, os vídeos e sobre as dicas. Vamos discutir sobre cinema? Um abraço e até a próxima!
DJNI® julho/2001

Texto exclusivo do projeto: donieahistória@aol.com

Os filmes


1) NENHUM A MENOS/China 1998 de Zhang Yimou. (Uma crítica poética sobre o atual sistema de ensino na China. Uma “aula” sobre as relações professor e aluno. Se o seu cotidiano se passa na escola, prepare-se para as lágrimas! Um filme maravilhoso retratando uma ótica muito particular a escola do interior da China.).
2) O CAMINHO PARA CASA/China 1999 de Zhang Yimou. (Zhang Yimou é o principal diretor atual do cinema chinês. Responsável pela internacionalização do cinema oriental, faz desse seu mais atual filme, a correspondência da expectativa criada depois de Nenhum a Menos. Uma homenagem aos educadores. Um caso de amor pela vida. Belo!).
3) O TIGRE E O DRAGÃO/China 2000 de Ang Lee. (Ang Lee também é mestre das telas na China. “O Tigre..., é uma fábula moderna das artes marciais. A lenda da espada do guerreiro Li Um Bai e seus dobramentos fazem o espectador vibrar do início ao fim da fita. Foi candidato ao último Oscar de melhor filme)”.
4) ADEUS MINHA CONCUBINA/China 1993 de Chen Kaig. (A dramática relação da arte com as radicais mudanças políticas e sociais da China contemporânea. Uma ótima reflexão sobre os valores do amor e dos ideais de vida. A solução dos dramas da fita ocorrem de modo a incomodar nossos valores ocidentalizados. Um grande filme!).
 5) O ÚLTIMO IMPERADOR/EUA, ING e ITA de Bernardo Bertolucci 1987. (Um grande espetáculo! A trajetória de Pu Yi, o último imperador chinês e os mistérios da Cidade Proibida são mostradas de forma eloqüente pelo grande cineasta italiano, que “papou” nada menos que nove Oscars. Entenda melhor a História da China vendo essa superprodução! Mesmo falado em inglês, preserva todos os aspectos essenciais da cultura local. Inesquecível!).
6) LANTERNAS VERMELHAS/China 1991 de Zhang Yimou. (Prepare-se para uma aula sobre cinema! Além de tratar de relações afetivas numa China ainda feudal, que permite ao homem “ser proprietário” de quatro esposas, Zhang Yimou faz da fotografia do filme uma obra de arte. A tela fica o tempo todo divida em duas imagens numa mesma fotografia. Os objetos ora simétricos ora assimétricos, mas extremamente equilibrados. Há pequenos detalhes no filme o tempo todo a serem observados. Enfim uma aula de cinema!).
7)TEMPO DE VIVER/China 1993 de Zhang Yimou. (A história de uma família sofrendo todos os desdobramentos da História recente da China. Da monarquia a Revolução Cultural, a vida das pessoas na China passa por mudanças radicais definindo seus destinos. Zhang Yimou assume a tarefa de explicar ao mundo as nuances históricas da China).
8) O CHEIRO DE PAPAIA VERDE/Vietnã 1993 de Tran Anh Hung. (O drama de uma garota nos anos 50 no Vietnã. Seu mundo, sentimentos, emoções e sonhos são retratados nos mínimos detalhes. Uma narrativa lenta e precisa sobre os sons e imagens de um universo tão particular de uma mulher.).
9) A ARTE DE VIVER/TAW e EUA 1992 de Ang Lee.
10) YOJIMBO, O GUARDA COSTAS/Japão 1961 de Akira Kurosawa.
11) VIVER/Japão 1952 de Akira Kurosawa.
12) RASHOMON/Japão 1950 de Akira Kurosawa. (Kurosawa é considerado um gênio do cinema japonês. Rashomon é um filme instigante, misterioso e surpreendente! O Japão feudal é desvendado através de um suposto estupro. O espectador fica sem saber até os minutos finais a resolução da fita a verdade dos fatos.).
13)AMOR E SEDUÇÃO/China 1989 de Zhang Yimou.
14)A HISTÓRIA DE QIU-JU/China 1992 de Zhang Yimou.
15)COMER, BEBER, VIVER/Taiwan 1994 de Ang Lee.
16)SOMBRAS DA CHINA/Japão 1990 de Mitsuo Yanagimachi.
17)A BALADA DE NARAYAMA/Japão 1983 de Shohei Imamura.
18)AS BONECAS DE SHOGUM/Japão 1987 de Norifumi Suzuki.
19)CHINA CRY O GRITO DE NORA LAU/EUA 1991 de James F. Collier.
20)A GUERRA DAS CRIANÇAS/Japão 1988 de Sadao Satto.
21)O HOMEM DO RIQUIXÁ/Japão 1958 de Hiroshi Nagaki.
22)KAGEMUSHA, A SOMBRA DE UM SAMURAI/Japão 1980 de Akira Kurosawa.
23)TEMPOS DE GUERRA/China 1996 de Wu Ziniu. (Este filme pode ser comparado com a Lista de Shindler. A fuga e o desespero a partir da invasão dos japoneses na China no início do século dizimando mais de 3000 vidas inocentes. Um relato histórico e muito doloroso.)
24)RAN/Japão 1985 de Akira Kurosawa. (candidato ao Oscar, versão do Rei Lear de Willian Shakespeare).
25)OPERAÇÃO XANGAI/China 1995 de Zhang Yimou. (A adolescência nos anos 30 da China em meio às ações da máfia. As relações amorosas de uma cantora de boate na visão de um garoto de assiste de forma passiva a traições, encontros e desencontros numa China cada vez mais polêmica aos olhos de Zhang Yimou).

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