O material abaixo foi utilizado pela última vez no ano de 2011 em uma escola pública. A primeira vez que o utilizei também foi em escola pública no ano de 2000. Os alunos, mais "descolados", foram impactados mas assimilaram a violência física, moral, ética e o destroçamento do ser humano quando o racismo contemporâneo se sobrepõe a qualquer tipo de contato social. Em 2001, trabalhei numa escolinha chamada Sítio "Faz de Conta", onde também utilizei o filme para impactar a cabecinha oca dos adolescentes, pequenos burgueses filhos dos tais "doutores" da UNICAMP que com toda sua arrogância invadiam a escola para questionar o trabalho dos professores. Como o mais "problemático" era eu, imagine o caro leitor quando problema eu tive com a exigência que esse filme fosse objeto de trabalho "para casa" junto com os pais. Fui execrado, xingado, questionado e tive minha cabeça a "prêmio." Fui no mês de maio daquele ano incluído no tradicional listão de demissões do fim do ano! Sobre o episódio, só mesmo Foucault! “Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.” ―Michel Foucault
Frases - http://kdfrases.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
EE
Maria de Lourdes Campos F. M. – DE Oeste Campinas/SP.
Roteiro de análise
de filme “A Outra História Americana”
3º bimestre
NOME
INTEIRO ALUNO: _______________________________________________ 8ª ___ nº ____
DATA:
1° / 09 / 2011 è
DATA ÚNICA
ORIENTAÇÕES GERAIS: 1º Responda com
caneta. 2º Faça na ordem. 3º Identifique a folha de respostas. 4º Não
rabisque o trabalho! Se errar, apague e faça de novo. 5º Veja o filme com
atenção. 6° Se perder esta folha, o professor não entregará outra. 7° Trabalhos
com respostas iguais ou “parecidos” serão anulados. bJm trabalhJ!
ORIENTAÇÕES E DICAS PARA ESTA ATIVIDADE
1° O filme será
exibido apenas uma vez.
2° Se desejar o
aluno poderá solicitar ao professor um trabalho substituto com outro filme para
ver em casa.
3° Este trabalho
terá quatro notas diferentes: Entrega; conteúdo das respostas; observação das
respostas dadas; informações corretas a partir da História.
4° Faça anotações
durante o filme.
5° Se duas das
notas dadas estiver abaixo de 5,0, o aluno fará Recuperação em sala com um
texto sobre o mesmo filme.
6° Dia 30 de
agosto, o professor poderá esclarecer dúvidas sobre o filme e o trabalho.
AÇÃO 1 –
O
filme trata da ideologia Nazista e Neonazista. Explique as duas e comente suas
diferenças.
AÇÃO 2 -
Da lista de personagens abaixo, qual
te chamou mais atenção? Explique sua escolha. Explique também se o personagem
que você escolheu reforça ou combate as idéias neonazistas? E quais são as
idéias defendidas ou combatidas?
a) Derek;
b) Daniel;
c) Professor
de História;
d) Líder
dos neonazistas;
e) O
“gordo” nazista;
f) O
“crioulo” do presídio;
g) O
líder neonazista dentro do presídio.
AÇÃO 3 –
Como o conhecimento da História
sobre o nazismo influencia os personagens a agirem e reagirem diante das
situações apresentadas no filme?
AÇÃO 4 –
Danny (ou Daniel) recebe como “lição
de casa” um trabalho que conecte a vida de seu irmão Derek com a obra “Minha
Vida” escrita por Adolph Hitler. Organize um texto explicativo sobre o livro
citado.
AÇÃO 5 –
Você conhece casos parecidos com o do
filme. Apenas se responder SIM, explique-o em detalhes. (escola, bairro, casa,
cidade, pais, amigos etc.
AÇÃO 6 –
Crie um ou mais finais alternativos
para o filme. Faça detalhando os nomes dos personagens e as situações vividas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário