terça-feira, 16 de julho de 2013

História e Cinema. A outra história americana.


O material abaixo foi utilizado pela última vez no ano de 2011 em uma escola pública. A primeira vez que o utilizei também foi em escola pública no ano de 2000. Os alunos, mais "descolados", foram impactados mas assimilaram a violência física, moral, ética e o destroçamento do ser humano quando o racismo contemporâneo se sobrepõe a qualquer tipo de contato social. Em 2001, trabalhei numa escolinha chamada Sítio "Faz de Conta", onde também utilizei o filme para impactar a cabecinha oca dos adolescentes, pequenos burgueses filhos dos tais "doutores" da UNICAMP que com toda sua arrogância invadiam a escola para questionar o trabalho dos professores. Como o mais "problemático" era eu, imagine o caro leitor quando problema eu tive com a exigência que esse filme fosse objeto de trabalho "para casa" junto com os pais. Fui execrado, xingado, questionado e tive minha cabeça a "prêmio." Fui no mês de maio daquele ano incluído no tradicional listão de demissões do fim do ano! Sobre o episódio, só mesmo Foucault!  Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.” ―Michel Foucault


--------------------------------------------------------------------------------------------------------


EE Maria de Lourdes Campos F. M. – DE Oeste Campinas/SP.

Roteiro de análise de filme “A Outra História Americana” 3º bimestre

NOME INTEIRO ALUNO: _______________________________________________ 8ª ___ nº ____

DATA: 1° / 09 / 2011 è DATA ÚNICA

ORIENTAÇÕES GERAIS: 1º Responda com caneta. 2º Faça na ordem. 3º Identifique a folha de respostas. 4º Não rabisque o trabalho! Se errar, apague e faça de novo. 5º Veja o filme com atenção. 6° Se perder esta folha, o professor não entregará outra. 7° Trabalhos com respostas iguais ou “parecidos” serão anulados.   bJm trabalhJ!

ORIENTAÇÕES E DICAS PARA ESTA ATIVIDADE
1° O filme será exibido apenas uma vez.
2° Se desejar o aluno poderá solicitar ao professor um trabalho substituto com outro filme para ver em casa.
3° Este trabalho terá quatro notas diferentes: Entrega; conteúdo das respostas; observação das respostas dadas; informações corretas a partir da História.
4° Faça anotações durante o filme.
5° Se duas das notas dadas estiver abaixo de 5,0, o aluno fará Recuperação em sala com um texto sobre o mesmo filme.
6° Dia 30 de agosto, o professor poderá esclarecer dúvidas sobre o filme e o trabalho.



AÇÃO 1 – 
O filme trata da ideologia Nazista e Neonazista. Explique as duas e comente suas diferenças. 


AÇÃO 2 - 
Da lista de personagens abaixo, qual te chamou mais atenção? Explique sua escolha. Explique também se o personagem que você escolheu reforça ou combate as idéias neonazistas? E quais são as idéias defendidas ou combatidas?


a)    Derek;
b)    Daniel;
c)    Professor de História;
d)    Líder dos neonazistas;
e)    O “gordo” nazista;
f)     O “crioulo” do presídio;

g) O líder neonazista dentro do presídio.


AÇÃO 3 –
            Como o conhecimento da História sobre o nazismo influencia os personagens a agirem e reagirem diante das situações apresentadas no filme?

AÇÃO 4 –
            Danny (ou Daniel) recebe como “lição de casa” um trabalho que conecte a vida de seu irmão Derek com a obra “Minha Vida” escrita por Adolph Hitler. Organize um texto explicativo sobre o livro citado.



AÇÃO 5 –
            Você conhece casos parecidos com o do filme. Apenas se responder SIM, explique-o em detalhes. (escola, bairro, casa, cidade, pais, amigos etc.

AÇÃO 6 –
            Crie um ou mais finais alternativos para o filme. Faça detalhando os nomes dos personagens e as situações vividas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário