domingo, 14 de julho de 2013

Roteiro para estudos dirigidos. Assunto: Comunismo.

PROFESSOR DJNI® - HISTÓRIA/ESCOLA DO SÍTIO CAMPINAS – 8ª SÉRIE 2001 / 1º DE JUNHO

O SOCIALISMO REVOLUCIONÁRIO QUE DEU CERTO

GUIA RÁPIDO DE AUXÍLIO DO MEGA TRABALHO DE HISTÓRIA

1º - Calendário:
      Fica desta forma definido o calendário de História até o final desta atividade.
      01/06 – Aula de Leitura e organização.
      06/06 – Aula de Leitura e avaliação de recuperação adiada do dia 1º.
                  Segunda aula desta quarta (16:30 até 17:30) reunião com o grupo da Revolução Russa para ver vídeo a ser trazido pelo professor. (série História em Ação). Para restante da sala, Aula de Leitura.
      08/06 – Reunião com o grupo da Revolução Chinesa para ver vídeo a ser trazido pelo professor. (série História em Ação). Para o grupo da Revolução Russa e Revolução Cubana, aula de leitura.
      13/06 – 1ª aula: Reunião com o grupo da Revolução Cubana para ver vídeo a ser trazido pelo professor. (série História em Ação).
                  2ª aula: Professor fará plantão de dúvidas para todos os grupos.
      20/06 – Data final de preparação para todas as equipes de leitura. Duas aulas de tira dúvidas com o professor, pesquisa, leitura e seleção de imagens.
      22/06 – Mesa Redonda sobre a Revolução Russa.
      27/06 – 1ª aula: Mesa Redonda sobre a Revolução Chinesa.
                  2ª aula: Mesa Redonda sobre a Revolução Cubana.

2º - Avisos úteis:

      2.1 – Continuam proibidas as trocas de equipes de leitura. O aluno que por qualquer motivo não quiser fazer o trabalho deverá assumir por escrito sua postura. Entregar para o professor.
      2.2 – Definir com a máxima urgência os convidados para as Mesas Redondas. Avise-os com antecedência sobre as datas definidas neste guia. Se houver ausência do convidado por desistência do mesmo ou falha da equipe de leitura, avise o professor.
      2.3 – Tendo em vista o final do semestre, as datas acima SÃO INSTRANSFERÍVEIS!

3º - Pesquisa:

      Todos os temas podem ser aprofundados com os seguintes recursos:
      3.1 – Biblioteca da escola. O professor já conferiu o acervo e há material para todos os assuntos. Os livros que vierem a ser retirados, o aluno deverá registrar o empréstimo com o professor.
      3.2 – Verifique enciclopédias, dicionários ilustrados, Atlas geográficos, livros didáticos de História/8ª série, Geografia ou pára didáticos destas mesmas áreas.
      3.2.1 – Internet: Sites recomendáveis;
www.nethistoria.com
uol.com.br/cliohistoria
www.conhecer.com
www.bibliotecavirtual.com.br
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/principal.html
www.elogica.com.br/users/crdubeux/historia.html
www.nethistoria.com/ (ótimo para todos os temas!)
www.uol.com.br/bibliot/enciclop
www.comunismo.com.br


  
      3.2.2 – Internet. Sites específicos por tema:

REVOLUÇÃO RUSSA:

REVOLUÇÃO CHINESA:
* verifique nos sites do item 3.3.1

REVOLUÇÃO CUBANA

      3.3 – Vídeo.

                  Em grupos ou individualmente os alunos podem assistir vídeos ligados aos temas. É válido avisar que os filmes têm uma linguagem própria que a princípio pode desagradar pela lentidão da história ou a complexidade dos diálogos. O professor está indicando, portanto, para um trabalho escolar e não para um simples lazer. Para isso indicaria outros títulos:

REVOLUÇÃO RUSSA:
1 – Doutor Jivago.
2 – Stalin.
3 – Reds.
4 – O Encouraçado Potemkin. (filme em preto e branco/mudo).
5 – Outubro.  (filme em preto e branco/mudo).
6 – Port Arthur.
(*obs: os filmes de 1 a 3 são visões dos norte americanos sobre a revolução, o 4 e 5 são visões dos soviéticos e o 5 um olhar nipônico da época da revolução).
REVOLUÇÃO CHINESA:
1 – O Último Imperador.
2 – Lanternas Vermelhas.
3 – Adeus, minha concubina.
4 – Tempo de viver.
(*obs: os filmes 2, 3 e 4 são produções chinesas, há aspectos da cultura daquele país que são destacados no roteiro e o panorama histórico é pano de fundo).
REVOLUÇÃO CUBANA:
1 – Guantanamera.
2 – Morango e Chocolate.
3 – Cuba (filme de 1979 de Richard Lester).
4 – Buena Vista Social Club.
(*obs: os filmes indicados, não tratam diretamente da revolução, mas sim de aspectos diversificados do país tendo a revolução como pano de fundo).

4 – Diário de Trabalho:

      Todos alunos da oitava série estão sendo minuciosamente observados durante este trabalho. Afim de que não haja desencontros na avaliação, o professor sugere que cada aluno elabore um diário de atividade em aula. Trata-se de sugestão, sendo assim a sala não será cobrada. Caso o aluno opte por esta alternativa, veja abaixo como deverão ser feitas as anotações no Diário de Trabalho.
      4.1 – Fazer os registros em folha de almaço. Na capa, colocar cabeçalho com todas as informações de identificação do aluno. NOME/Nº/SÉRIE/TEMA/PERÍODO/NOME DA ESCOLA/CIDADE/
      4.2 – Cada dia/aula anotado deverá constar; Nº DO REGISTRO/DATA/LOCAL DA ATIVIDADE/SE EM EQUIPE OU INDIVIDUAL/TIPO DE ATIVIDADE/MATERIAL UTILIZADO/INTERVENÇÃO OU NÃO DO PROFESSOR/OUTRAS OBSERVAÇÕES A CRITÉRIO DO ALUNO.
      4.3 – Entregar os registros do Diário de Trabalho no dia da Mesa Redonda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário