PROFESSOR
DJNI® - HISTÓRIA/ESCOLA
DO SÍTIO CAMPINAS – 8ª SÉRIE 2001 / 1º DE JUNHO
O
SOCIALISMO REVOLUCIONÁRIO QUE DEU CERTO
GUIA RÁPIDO DE AUXÍLIO DO MEGA TRABALHO DE HISTÓRIA
1º - Calendário:
Fica desta forma definido o calendário de História até o final
desta atividade.
01/06 – Aula de Leitura e organização.
06/06 – Aula de Leitura e avaliação de recuperação adiada do
dia 1º.
Segunda aula desta quarta (16:30 até 17:30) reunião
com o grupo da Revolução Russa para ver vídeo a ser trazido pelo professor.
(série História em Ação). Para restante da sala, Aula de Leitura.
08/06 – Reunião com o grupo da Revolução Chinesa para ver vídeo
a ser trazido pelo professor. (série História em Ação). Para o grupo da
Revolução Russa e Revolução Cubana, aula de leitura.
13/06 – 1ª aula: Reunião com o grupo da Revolução Cubana para
ver vídeo a ser trazido pelo professor. (série História em Ação).
2ª aula: Professor fará plantão de dúvidas para
todos os grupos.
20/06 – Data final de preparação para todas as equipes de
leitura. Duas aulas de tira dúvidas com o professor, pesquisa, leitura e
seleção de imagens.
22/06 – Mesa Redonda sobre a Revolução Russa.
27/06 – 1ª aula: Mesa Redonda sobre a Revolução Chinesa.
2ª aula: Mesa Redonda sobre a Revolução
Cubana.
2º - Avisos úteis:
2.1 – Continuam proibidas as trocas de equipes de leitura.
O aluno que por qualquer motivo não quiser fazer o trabalho deverá assumir por
escrito sua postura. Entregar para o professor.
2.2 – Definir com a máxima urgência os convidados para as Mesas
Redondas. Avise-os com antecedência sobre as datas definidas neste guia. Se
houver ausência do convidado por desistência do mesmo ou falha da equipe de
leitura, avise o professor.
2.3 – Tendo em vista o final do semestre, as datas acima
SÃO INSTRANSFERÍVEIS!
3º - Pesquisa:
Todos os temas podem ser aprofundados com os seguintes
recursos:
3.1 – Biblioteca da escola. O professor já conferiu o acervo e
há material para todos os assuntos. Os livros que vierem a ser retirados, o
aluno deverá registrar o empréstimo com o professor.
3.2 – Verifique enciclopédias, dicionários ilustrados, Atlas
geográficos, livros didáticos de História/8ª série, Geografia ou pára didáticos
destas mesmas áreas.
3.2.1 – Internet: Sites recomendáveis;
www.nethistoria.com
uol.com.br/cliohistoria
www.conhecer.com
www.bibliotecavirtual.com.br
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/principal.html
www.elogica.com.br/users/crdubeux/historia.html
www.nethistoria.com/ (ótimo para todos os temas!)
www.uol.com.br/bibliot/enciclop
www.comunismo.com.br
3.2.2 – Internet. Sites
específicos por tema:
REVOLUÇÃO RUSSA:
REVOLUÇÃO CHINESA:
* verifique nos sites do item 3.3.1
REVOLUÇÃO CUBANA
3.3 – Vídeo.
Em grupos ou individualmente os alunos podem assistir vídeos ligados
aos temas. É válido avisar que os filmes têm uma linguagem própria que a
princípio pode desagradar pela lentidão da história ou a complexidade dos
diálogos. O professor está indicando, portanto, para um trabalho escolar e não
para um simples lazer. Para isso indicaria outros títulos:
REVOLUÇÃO RUSSA:
1 – Doutor Jivago.
2 – Stalin.
3 – Reds.
4 – O Encouraçado Potemkin. (filme em preto e branco/mudo).
5 – Outubro. (filme em preto e
branco/mudo).
6 – Port Arthur.
(*obs: os filmes de 1 a 3 são visões dos norte americanos sobre a
revolução, o 4 e 5 são visões dos soviéticos e o 5 um olhar nipônico da época
da revolução).
REVOLUÇÃO CHINESA:
1 – O Último Imperador.
2 – Lanternas Vermelhas.
3 – Adeus, minha concubina.
4 – Tempo de viver.
(*obs: os filmes 2, 3 e 4 são produções chinesas, há aspectos da
cultura daquele país que são destacados no roteiro e o panorama histórico é
pano de fundo).
REVOLUÇÃO CUBANA:
1 – Guantanamera.
2 – Morango e Chocolate.
3 – Cuba (filme de 1979 de
Richard Lester).
4 – Buena Vista Social
Club.
(*obs: os filmes indicados, não tratam diretamente da revolução, mas
sim de aspectos diversificados do país tendo a revolução como pano de fundo).
4 – Diário de Trabalho:
Todos
alunos da oitava série estão sendo minuciosamente observados durante este
trabalho. Afim de que não haja desencontros na avaliação, o professor sugere
que cada aluno elabore um diário de atividade em aula. Trata-se
de sugestão, sendo assim a sala não será cobrada. Caso o aluno opte por
esta alternativa, veja abaixo como deverão ser feitas as anotações no Diário de
Trabalho.
4.1
– Fazer os registros em folha de almaço. Na capa, colocar cabeçalho com todas
as informações de identificação do aluno. NOME/Nº/SÉRIE/TEMA/PERÍODO/NOME DA
ESCOLA/CIDADE/
4.2
– Cada dia/aula anotado deverá constar; Nº DO REGISTRO/DATA/LOCAL DA
ATIVIDADE/SE EM EQUIPE OU INDIVIDUAL/TIPO DE ATIVIDADE/MATERIAL
UTILIZADO/INTERVENÇÃO OU NÃO DO PROFESSOR/OUTRAS OBSERVAÇÕES A CRITÉRIO DO
ALUNO.
4.3
– Entregar os registros do Diário de Trabalho no dia da Mesa Redonda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário