sexta-feira, 12 de julho de 2013

Projeto História e Cinema. Treze Dias...

ROTEIRO PARA TRABALHAR COM O FILME

“13 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO”


Trabalho de História para 8ª série da Escola do Sítio Campinas/SP
Novembro/dezembro de 2001. PROFESSOR DONI®
TEMA CENTRAL/GERADOR: “A Guerra Fria”
Objeto de estudo e análise: filme
“Thirteen Days”, EUA 2000 / Direção: Roger Donaldson
INSTRUÇÕES:
1º Montar um trio. Articular-se  com colegas que morem próximo!
2º Alugar em qualquer vídeolocadora o filme “13 Dias que abalaram o mundo.”
3º O trio deverá assistir junto para que possam realizar o trabalho pedido.
4º As anotações deverão ser entregues se manuscrito SOMENTE EM PAPEL ALMAÇO.
5º Se digitar utilizar fonte 12, Arial ou Times New Roman. IMPRIMIR NA CASA DE ALGUÉM DO TRIO! Não aceitarei em disquete, e mail  ou que na data de entrega seja impresso na escola.
6º Incluir no final do trabalho um relatório explicando em detalhes o que cada membro do trio fez para que o trabalho se concretizasse. Sem o relatório, o trabalho FICARÁ INVÁLIDO!
7º Calendário:
            05/12 – Bate papo com o professor sobre o filme. O trio que quiser trabalhar em separado poderá.
                        13 hs: Bate papo. 14 hs: Tira dúvidas com os trios.
            07/12 – Data de entrega do trabalho sem qualquer prejuízo de nota.
            10/12 – Segunda data para entrega com prejuízo de nota.
            12/12 – Devolução dos trabalhos corrigidos e fechamento das notas.
O QUE OBSERVAR E
    REGISTRAR DO FILME? 
1º Qual era o projeto de URSS para a Ilha de Cuba na início dos anos 60 no século passado?
2º Como os EUA descobrem a instalações dos mísseis em Cuba?
3º Reação dos estadunidenses. Discursos de Kennedy. Qual é o impacto para o povo nos EUA?
4º Além de pressionar a URSS para a retirada dos mísseis em Cuba, que outras providências tomam os estadunidenses para evitar novas “surpresas”?
5º Como Nikita Kruschev conduz as resoluções da crise?
6º Faça a comparação das reações populares na URSS e nos EUA.
7º Elaborar um mapa que contenha os seguintes destaques:  1 - rotas de navegação dos navios de guerra da URSS que transportam para a Ilha de Cuba os mísseis nucleares. 2 – proximidade da Ilha com os EUA. 3 – localização dos mísseis da OTAN (explicar o que é OTAN e o Pacto de Varsóvia) na Turquia voltados para a URSS. 4 – localização das bases com os mísseis nucleares em Cuba.
8ª Entendimento das soluções encontradas para a superação da crise. Quem venceu o conflito?
9º Ligação do assunto com o tema gerador da matéria estudada em História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário