arquivo extraído de disquetes 1/44 graças ao USB Portable Diskette Drive
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Logo após a imprensa divulgar o escândalo do Mensalão em 2005, organizei o projeto abaixo. O trabalho dos alunos teve ampla divulgação na escola.
PROJETO
PARA UMA “SEMANA DE ESTUDOS SOBRE A CRISE POLÍTICA NO BRASIL ATUAL”
EMENTA:
Tendo em vista que as implicações históricas da mais
recente crise política no Estado brasileiro, extrapolam os limites do Distrito
Federal e atingem em cheio o cotidiano do povo deste país, que se vê acuado e
sem perspectivas futuras que se realizem com o bom andamento da política. Que
os meios de comunicação utilizam boa parte de seu tempo na divulgação de uma
onda de fatos verdadeiramente estranhos tendo os políticos democraticamente
eleitos como autores e co-autores. Que é dever da escola, como espaço multi
cultural e social, trazer para o seu espaço os assuntos de relevância e
provocar em seus alunos uma mudança de visão sobre os problemas de afligem seu
país. Visando que os atuais PCNs propõem que; “o ensino de História abra
frentes de estudo e reflexão sobre os problemas nacionais, levando os alunos a
uma postura mais cidadã dentro de um processo contínuo de reconhecimento das
instâncias da organização social”.Que a Proposta Pedagógica do Colégio
Farroupilha contempla as várias dimensões do ser humano, inclusive a noção do
ser social inserido na dinâmica organizativa de sua cidade, estado e país. E
que o Plano de Ensino do Fundamental II para História possui temáticas que
abrem frentes de estudo e aprofundamento sobre o funcionamento do Estado,
resolve-se que; Se organizará nas aulas de História no Colégio
Farroupilha de 10 a 22 de agosto a “Semana de Estudos sobre a Crise Política
atual” e dá outras providências;
TÍTULO I
Da abordagem:
§1º
O presente projeto quer tratar da crise política nacional desencadeada pelas
denúncias de compra de deputados, lavagem de dinheiro e tráfico de influências
no governo federal configurando a existência de corrupção ativa e passiva. O assunto
e suas inter-relações serão tratadas nas aulas de História de 5ª a 8ª séries do
Fundamental 2 sem prejuízos dos conteúdos previstos.
TÍTULO II
Da organização:
§1º Os estudos serão organizados
dentro das aulas a partir de 10 de agosto e encerrando-se em 22 do mesmo mês. O
projeto será desenvolvido nas aulas do professor Donizete Assis.
§2º
Haverá para todas as turmas um programa único de atividades, obedecendo às
características e perfis de cada grupo.
1ª fase:
levantamento de perguntas sobre a crise.
2ª fase: consulta de material
impresso pelos órgãos escritos de comunicação sobre a crise com a montagem de
painéis que ficaram nas salas.
3ª
fase: aula expositiva sobre a História da Corrupção no Brasil, contemplando as
perguntas levantadas na primeira fase.
4ª fase:
criação de um texto coletivo que culminará na “Carta dos Alunos do Farroupilha”
a ser divulgada na imprensa escrita, lista de e mails, site da escola e mala
direta aos pais dos alunos.
TÍTULO III
Dos conteúdos e
posicionamentos políticos:
§1º
A “Semana de Estudos” será apartidária, não visará a condenação de políticos
tão pouco se propor-se-á a defender quem quer que seja. No entanto, o conteúdo
mais presente nestas aulas focará a necessidade de se verificar
responsabilidades. A “responsabilização” pretende englobar desde a figura do
eleitor até o homem público que pervertendo seu trabalho político
descaracterizou a função nobre do Estado que é cuidar dos serviços básicos da
população.
§2º
A “Carta dos Alunos do Farroupilha” deverá apontar um norte nas expectativas
para quando os processos das CPIs forem concluídos. Adolescentes estarão
reivindicando pela ética na política um tempo na ação social dos brasileiros,
desviando assim o que tanto se apregoa no momento que é o afastamento gradativo
do povo da política.
TÍTULO IV
Da avaliação do Projeto:
§1º
Todos os alunos terão incorporado aos seus processos de avaliação contínua os
procedimentos nesta semana de estudos. Da participação efetiva verbalizada nas
discussões ao material apresentado para os painéis.
§2º
As práticas de trabalho para esta semana de estudos não se apresentam como
novidades ao desenvolvimento de outros conteúdos das aulas de História,
portanto espera-se do aluno empenho na superação de suas dúvidas surgidas na
primeira fase e que ao final da última, saiba pelo menos em tese que;
a) A corrupção no Brasil é sistêmica.
b) Que o comportamento de alguns
políticos e partidos se fundamentam na confusão entre o uso e desuso sobre o
que é público e o que é privado.
c) Que cabe às novas gerações a
formação de mentes reflexivas e eticamente comprometidas com uma política que
contemple as necessidades coletivas.
TÍTULO V
Da anuência do Colégio Farroupilha:
§1º
Todos os procedimentos aqui propostos serão de conhecimento de toda equipe
pedagógica, da coordenação pedagógica, de eventos e da direção.
§2º
O projeto é aberto à participação de outros professores e aberto a mudanças,
sugestões e adesões.
§3º
Fica o professor DONIZETE ASSIS de História a responsabilidade de organização,
encaminhamento e articulação de todas as fases propostas.
Campinas,
07 de agosto de 2005.
PROFESOR
DONIZETE ASSIS
História
e Geografia – Fundamental II
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