sexta-feira, 19 de julho de 2013

Modelo para projeto de estudos.

arquivo extraído de disquetes 1/44 graças ao USB Portable Diskette Drive
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Logo após a imprensa divulgar o escândalo do Mensalão em 2005, organizei o projeto abaixo. O trabalho dos alunos teve ampla divulgação na escola. 


PROJETO PARA UMA “SEMANA DE ESTUDOS SOBRE A CRISE POLÍTICA NO BRASIL ATUAL”

EMENTA: Tendo em vista que as implicações históricas da mais recente crise política no Estado brasileiro, extrapolam os limites do Distrito Federal e atingem em cheio o cotidiano do povo deste país, que se vê acuado e sem perspectivas futuras que se realizem com o bom andamento da política. Que os meios de comunicação utilizam boa parte de seu tempo na divulgação de uma onda de fatos verdadeiramente estranhos tendo os políticos democraticamente eleitos como autores e co-autores. Que é dever da escola, como espaço multi cultural e social, trazer para o seu espaço os assuntos de relevância e provocar em seus alunos uma mudança de visão sobre os problemas de afligem seu país. Visando que os atuais PCNs propõem que; “o ensino de História abra frentes de estudo e reflexão sobre os problemas nacionais, levando os alunos a uma postura mais cidadã dentro de um processo contínuo de reconhecimento das instâncias da organização social”.Que a Proposta Pedagógica do Colégio Farroupilha contempla as várias dimensões do ser humano, inclusive a noção do ser social inserido na dinâmica organizativa de sua cidade, estado e país. E que o Plano de Ensino do Fundamental II para História possui temáticas que abrem frentes de estudo e aprofundamento sobre o funcionamento do Estado, resolve-se que; Se organizará nas aulas de História no Colégio Farroupilha de 10 a 22 de agosto a “Semana de Estudos sobre a Crise Política atual” e dá outras providências;


TÍTULO I

Da abordagem:
§1º O presente projeto quer tratar da crise política nacional desencadeada pelas denúncias de compra de deputados, lavagem de dinheiro e tráfico de influências no governo federal configurando a existência de corrupção ativa e passiva. O assunto e suas inter-relações serão tratadas nas aulas de História de 5ª a 8ª séries do Fundamental 2 sem prejuízos dos conteúdos previstos.

TÍTULO II

Da organização:
§1º Os estudos serão organizados dentro das aulas a partir de 10 de agosto e encerrando-se em 22 do mesmo mês. O projeto será desenvolvido nas aulas do professor Donizete Assis.

§2º Haverá para todas as turmas um programa único de atividades, obedecendo às características e perfis de cada grupo.
            1ª fase: levantamento de perguntas sobre a crise.
            2ª fase: consulta de material impresso pelos órgãos escritos de comunicação sobre a crise com a montagem de painéis que ficaram nas salas.
            3ª fase: aula expositiva sobre a História da Corrupção no Brasil, contemplando as perguntas levantadas na primeira fase.
            4ª fase: criação de um texto coletivo que culminará na “Carta dos Alunos do Farroupilha” a ser divulgada na imprensa escrita, lista de e mails, site da escola e mala direta aos pais dos alunos.

TÍTULO III

Dos conteúdos e posicionamentos políticos:
§1º A “Semana de Estudos” será apartidária, não visará a condenação de políticos tão pouco se propor-se-á a defender quem quer que seja. No entanto, o conteúdo mais presente nestas aulas focará a necessidade de se verificar responsabilidades. A “responsabilização” pretende englobar desde a figura do eleitor até o homem público que pervertendo seu trabalho político descaracterizou a função nobre do Estado que é cuidar dos serviços básicos da população.
§2º A “Carta dos Alunos do Farroupilha” deverá apontar um norte nas expectativas para quando os processos das CPIs forem concluídos. Adolescentes estarão reivindicando pela ética na política um tempo na ação social dos brasileiros, desviando assim o que tanto se apregoa no momento que é o afastamento gradativo do povo da política.

TÍTULO IV

Da avaliação do Projeto:
§1º Todos os alunos terão incorporado aos seus processos de avaliação contínua os procedimentos nesta semana de estudos. Da participação efetiva verbalizada nas discussões ao material apresentado para os painéis.
§2º As práticas de trabalho para esta semana de estudos não se apresentam como novidades ao desenvolvimento de outros conteúdos das aulas de História, portanto espera-se do aluno empenho na superação de suas dúvidas surgidas na primeira fase e que ao final da última, saiba pelo menos em tese que;
a)     A corrupção no Brasil é sistêmica.
b)    Que o comportamento de alguns políticos e partidos se fundamentam na confusão entre o uso e desuso sobre o que é público e o que é privado.
c)     Que cabe às novas gerações a formação de mentes reflexivas e eticamente comprometidas com uma política que contemple as necessidades coletivas.

TÍTULO V

Da anuência do Colégio Farroupilha:
§1º Todos os procedimentos aqui propostos serão de conhecimento de toda equipe pedagógica, da coordenação pedagógica, de eventos e da direção.
§2º O projeto é aberto à participação de outros professores e aberto a mudanças, sugestões e adesões.
§3º Fica o professor DONIZETE ASSIS de História a responsabilidade de organização, encaminhamento e articulação de todas as fases propostas.

Campinas, 07 de agosto de 2005.
PROFESOR DONIZETE ASSIS
História e Geografia – Fundamental II

Colégio Farroupilha Campinas SP

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