Projeto Canudos
Objetivos: Estimular a comunidade escolar a olhar com mais atenção, os aspectos da historiografia contemporânea e da conjuntura nacional. Centralizar o debate em torno de temas eixos; “100 Anos da destruição de Canudos” e “A questão da terra no Brasil hoje”, qualificando os elementos de discussão em vista de uma mudança de opinião. Aglutinar os vários componentes curriculares de várias séries em torno de uma atividade conjunta que explorasse os potenciais diversificados dos alunos.
1a FASE: O estudo com alunos das 6as. Séries (5 classes)
Õ Período de estudo: 2o bimestre
Õ Eixos:Canudos e MST/ Os Sem Terra de ontem e os de hoje
Õ Bibliografia: Canudos, Francisco Marins, Coleção “O Cotidiano da História, Editora Ática + Material da imprensa escrita; Veja, FSP, Correio Popular e Diário do Povo.
DINÂMICAS:
¬ “Aula ambulante”: Refazer as trilhas do Conselheiro (prof.) e seu povo (alunos), identificando pelo sertão (a escola), elementos que refizessem os traços do Brasil do século XIX.
Debate sobre os Sem Terra com a música homônima do grupo mineiro Skank. ®Produção escrita do conhecimento acumulado.
AVALIAÇÃO:
a) Produção de cartazes e histórias em quadrinhos sobre os Sem Terra de ontem (Canudos) comparando com os Sem Terra de hoje (MST).
b) Participação nos debates.
c) TICS (Trabalho Individual com Consulta em Sala) sobre o livro.
2a FASE: A proposta inicial era continuar o trabalho com as mesmas salas com um concurso de maquetes temáticas, valendo prêmios e sem obrigatoriedade de participação. Por sugestão da PCP decidimos espalhar o Projeto para toda escola.
ðPREPARAÇÃO:
à Três discussões em HTPC.
àDistribuição de material aos professores.
a) Introdução do livro de Francisco Marins.
b) Reportagem da revista Nova Escola, edição de setembro.
c) Reportagens da revista Veja.
à Exibição do documentário: “Canudos História Sem Fim”, produzido pela TV Educativa da Bahia e UFB/1996.
à Apresentação das propostas dos professores.
à Monitoramento dos professores de História durante o processo.
à Dois dias de liberação da aulas para produção de material dentro da escola.
J RESULTADOS
- 1 teatro preparado pelas professora de Português de Educação Artística dos primeiros colegiais do período da manhã.
- 1 teatro interativo, preparado pelo professor de História do 2o colegial/manhã
- 1 teatro sobre o MST, preparado pela professora de História da 6a F.
- Mural sobre a Caatinga, preparado pela professora de Ciências da sétimas séries do período da manhã.
- Biografias diversificadas sobre Antonio Conselheiro, preparado pela professora de Português das sétimas do período da manhã.
- Cartazes temáticos: cinema, geografia, cultura, vestuário entre outros temas, preparados por vários professores do período da tarde.
- Jogral sobre Canudos preparado pela professora de Português das sextas séries.
- 11 maquetes temáticas.
- Período noturno: Murais sobre os Sem Terra, poesias, sínteses do “Os Sertões”, preparados pela professora de História dos colegiais.
- Questões de Física abordando a guerra contra Canudos.
- Alcance da proposta: 60% dos professores, considerando as participações diretas e indiretas
L PROBLEMAS
1o ) “Travamento” de alguns professores para envolverem-se no processo.
2o ) Processo de avaliação não ocorreu devido a precariedade do calendário (semana de Canudos, Sala Ambiente, semana de jogos, conselhos de 3o bimestre).
3o ) A avaliação escrita dos alunos por parte de todos os professores envolvidos. Produção escrita no pós-atividade.
4o) Os prejuízos para o período noturno com a falta de estrutura de equipamentos de som da escola.
5o ) Professores que não participam do HTPC, não se envolveram no projeto apesar da ampla divulgação e articulação.
K ALGUMAS CONCLUSÕES:
O Projeto Canudos, elevou a moral da escola frente a comunidade que há tempos vinha desvalorizando o trabalho de professores e alunos. Alteramos o conceito de “escola problema”. Colocamos na ordem do dia a questão dos problemas da terra no Brasil, trazendo à tona análises dos novos formadores de opinião da sociedade, nossos alunos. Houve uma razoável qualificação do trabalho dos professores, principalmente os de História. O componente mostrou seu papel na construção do conhecimento e o quanto fará falta caso fique excluído nas novas grades curriculares para 1998. A atividade teve ampla repercusão e abriu espaços para novos projetos.
ESTA AVALIAÇÃO FOI ELABORADA E É ASSINADA PELO PROFESSOR DONIZETE ASSIS. NÃO REPRESENTA A OPINIÃO GERAL DE TODOS OS PARTICIPANTES DO PROJETO
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