sexta-feira, 12 de julho de 2013

Série instruções. Trabalhos e provas.

PROFESSOR DJNI®/História – série instruções 1 – 2002.
Cole essa folha no seu caderno! Ela será útil até o final do ano.

Dicas para entrega de trabalhos


A REALIDADE: É cada vez maior o número de alunos que entregam textos de trabalhos nas piores situações possíveis. Papéis manchados, engordurados, rasgados no meio, cheio de arestas dos cadernos com espiral/arame e sem a identificação completa. Faltam dados importantes sobre o aluno, como nome e número de chamada.  Abaixo dicas importantes para a entrega de trabalhos. A partir do próximo trabalho, será levado em consideração também na avaliação, o padrão de organização conforme esse texto.
PROFESSOR DJNI®/História



A folha de entrega do trabalho deve ser apresentado da seguinte forma; inteira, limpa e organizada.
Orientações gerais para realizar boas provas e trabalhos para História;

1º - Além de aluno, nas aulas de História você é um pesquisador. O conhecimento que você conseguir servirá para melhorar suas pesquisas (chamo de pesquisas as avaliações e trabalhos).

2ª - Como aluno, você pode expressar suas opiniões e pode “achar” o que quiser. Mas ao registrar seus conhecimentos, eles ganham uma outra dimensão. É mais sério e ganha um caráter definitivo. Ao registrar que você “acha” algo colocará em dúvida o seu leitor imediato (o professor) e outras pessoas que terão acesso às tuas produções. Veja abaixo, mais um pouquinho sobre o “achismo”.

L O PROBLEMA DA PALAVRA “ACHO”:
O verbo “achar” expressa entre outros significados; “3. Considerar, julgar, supor” (dicionário Aurélio, página 29, 2ª Edição). Quando você elabora um trabalho, defende idéias, comprova dados, estatísticas e demais informações. Ou seja, por estarem registrados eles ganham caráter definitivo. Até que um outro trabalho contraponha o seu, critique-o e prove o contrário. Assim, o correto é escrever que se tem CERTEZA do que foi escrito e não “achar”. O ato de “achar” pode levar a idéia de ausência de certeza, daí ocultar dúvida, imprecisão, omissão ou mesmo “invenção”. No caso de História, respeitamos os registros. Se um conhecimento é trabalhado e uma idéia difundida é porque houve uma intensa pesquisa anterior. Sendo assim fala-se com a CERTEZA! O problema de ser VERDADE abra uma outra discussão.
Sendo assim sugiro que você ACREDITE naquilo que escreve! Evite “achar”.

3ª - Identifique todas as citações que fizer em seus registros escritos. Como?
Por exemplo,;
“Naquela época” = quando? / Melhor registrar; “No século passado,...” ou “Durante a Idade Moderna...” e melhor ainda se souber a referência da data; “Em 1897 a Guerra de Canudos...”. Note-se que não há hoje no estudo da História a obrigatoriedade de se saber datas de cor e salteado!
Outros exemplos;
“Eles disseram que a constituição brasileira...” = “eles” quem? / Evite começar respostas e textos assim sem antes identificar de quem está falando!
“Elas foram mais injustas...” = “elas” quem?
L O PROBLEMA DA ELIPSE:
Em qualquer ciência o conhecimento documental exige exatidão de dados e objetividade de informações. O sub entendimento de dados ou idéias revela que quem produz os registros está sub entendendo que seu leitor tem domínio completo do que deseja expressar. Mesmo sendo este leitor o seu professor, que de certa forma já domina o conteúdo, você deve se preocupar em colocar todos os dados exatos que possuir em respostas de provas ou elaboração de trabalhos/pesquisas.

4ª - Cuide de seu material;
4.1 – Seu caderno deve estar em dia com a matéria. Se faltar a primeira providência a tomar é emprestar o caderno de um colega de sala que tenha comparecido na aula.
4.2 – A agenda é um instrumento de controle das atividades. Ela é tua “bola de cristal”. Olhe-a todos os dias e procure saber se está em dia!
4.3 – O dicionário não é “pai dos burros!”. É o “pai dos espertos”, sendo assim mantenha-o em sua bolsa, principalmente nos dias de provas, pesquisas e trabalhos!
4.4 – Anotações no caderno não são apenas as colocadas na lousa pelo professor! Comentários, dicas de filme e livros que você ouve na aula devem ser anotadas!

5ª - Escreva corretamente!
L O conhecimento da História é ensinado na Língua Portuguesa. O livro didático idem.
L Sendo assim, cuide para escrever as palavras de forma correta! Palavras erradas e sem acentuação podem prejudicar o seu desempenho em avaliações e trabalhos, veja o exemplo;
“A colera do imperador foi tamanha que ele mandou incendiar a cidade!” = a palavra cólera sem o acento agudo na letra “o” leva-nos ao entendimento imediato que o imperador usava alguma coleira como aquelas usadas em animais.
Erros deste tipo devem ser evitados! Na dúvida PERGUNTE ou olhe no DICIONÁRIO!
Peça para alguém ler seus textos antes da entrega! Leia você mesmo o seu texto para perceber se ele é fácil de ser entendido. Evite o “mico” constante de não conseguir ler seus textos, quando nem o professor entendeu!

DJNI®  

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