PROFESSOR DJNI®/História – série instruções 1 – 2002.
Cole essa folha no seu caderno! Ela será útil até o final do ano.
Dicas para entrega de trabalhos
A
REALIDADE: É cada vez maior o
número de alunos que entregam textos de trabalhos nas piores situações
possíveis. Papéis manchados, engordurados, rasgados no meio, cheio de arestas
dos cadernos com espiral/arame e sem a identificação completa. Faltam dados
importantes sobre o aluno, como nome e número de chamada. Abaixo dicas importantes para a entrega de
trabalhos. A partir do próximo trabalho, será levado em consideração também na
avaliação, o padrão de organização conforme esse texto.
PROFESSOR
DJNI®/História
A folha de entrega do trabalho deve ser
apresentado da seguinte forma; inteira, limpa e organizada.
Orientações
gerais para realizar boas provas e trabalhos para História;
1º - Além
de aluno, nas aulas de História você é um pesquisador. O conhecimento que você
conseguir servirá para melhorar suas pesquisas (chamo de pesquisas as
avaliações e trabalhos).
2ª - Como
aluno, você pode expressar suas opiniões e pode “achar” o que quiser. Mas ao
registrar seus conhecimentos, eles ganham uma outra dimensão. É mais sério e
ganha um caráter definitivo. Ao registrar que você “acha” algo colocará em
dúvida o seu leitor imediato (o professor) e outras pessoas que terão acesso às
tuas produções. Veja abaixo, mais um pouquinho sobre o “achismo”.
L
O PROBLEMA DA PALAVRA “ACHO”:
O verbo
“achar” expressa entre outros significados; “3. Considerar, julgar,
supor” (dicionário Aurélio, página 29, 2ª Edição). Quando você elabora
um trabalho, defende idéias, comprova dados, estatísticas e demais informações.
Ou seja, por estarem registrados eles ganham caráter definitivo. Até que um
outro trabalho contraponha o seu, critique-o e prove o contrário. Assim, o
correto é escrever que se tem CERTEZA do que foi escrito e não “achar”. O ato
de “achar” pode levar a idéia de ausência de certeza, daí ocultar dúvida,
imprecisão, omissão ou mesmo “invenção”. No caso de História, respeitamos os
registros. Se um conhecimento é trabalhado e uma idéia difundida é porque houve
uma intensa pesquisa anterior. Sendo assim fala-se com a CERTEZA! O problema de
ser VERDADE abra uma outra discussão.
Sendo
assim sugiro que você ACREDITE naquilo que escreve! Evite “achar”.
3ª -
Identifique todas as citações que fizer em seus registros escritos. Como?
Por exemplo,;
“Naquela
época” = quando? / Melhor registrar; “No século passado,...” ou “Durante a
Idade Moderna...” e melhor ainda se souber a referência da data; “Em 1897 a
Guerra de Canudos...”. Note-se que não há hoje no estudo da História a
obrigatoriedade de se saber datas de cor e salteado!
Outros
exemplos;
“Eles
disseram que a constituição brasileira...” = “eles” quem? / Evite começar
respostas e textos assim sem antes identificar de quem está falando!
“Elas
foram mais injustas...” = “elas” quem?
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O PROBLEMA DA ELIPSE:
Em
qualquer ciência o conhecimento documental exige exatidão de dados e
objetividade de informações. O sub entendimento de dados ou idéias revela que
quem produz os registros está sub entendendo que seu leitor tem domínio
completo do que deseja expressar. Mesmo sendo este leitor o seu professor, que
de certa forma já domina o conteúdo, você deve se preocupar em colocar todos os
dados exatos que possuir em respostas de provas ou elaboração de
trabalhos/pesquisas.
4ª - Cuide
de seu material;
4.1 – Seu
caderno deve estar em dia com a matéria. Se faltar a primeira providência a
tomar é emprestar o caderno de um colega de sala que tenha comparecido na aula.
4.2 – A
agenda é um instrumento de controle das atividades. Ela é tua “bola de
cristal”. Olhe-a todos os dias e procure saber se está em dia!
4.3 – O
dicionário não é “pai dos burros!”. É o “pai dos espertos”, sendo assim
mantenha-o em sua bolsa, principalmente nos dias de provas, pesquisas e
trabalhos!
4.4 –
Anotações no caderno não são apenas as colocadas na lousa pelo professor!
Comentários, dicas de filme e livros que você ouve na aula devem ser anotadas!
5ª -
Escreva corretamente!
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O conhecimento da História é ensinado na Língua Portuguesa. O livro didático
idem.
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Sendo assim, cuide para escrever as palavras de forma correta! Palavras erradas
e sem acentuação podem prejudicar o seu desempenho em avaliações e trabalhos,
veja o exemplo;
“A colera
do imperador foi tamanha que ele mandou incendiar a cidade!” = a palavra cólera
sem o acento agudo na letra “o” leva-nos ao entendimento imediato que o
imperador usava alguma coleira como aquelas usadas em animais.
Erros
deste tipo devem ser evitados! Na dúvida PERGUNTE ou olhe no DICIONÁRIO!
Peça para
alguém ler seus textos antes da entrega! Leia você mesmo o seu texto para
perceber se ele é fácil de ser entendido. Evite o “mico” constante de não
conseguir ler seus textos, quando nem o professor entendeu!
DJNI®
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