quinta-feira, 11 de julho de 2013

Texto. Guia para alunos.

TEXTO PARA O MURAL DO CEFAM 1999

Amigos leitores


           Há vários anos trabalhando na sala de aula, tenho enfrentado os mais variados desafios para propor um ensino legal de História! Essa ciência tão complicada, no entanto tão apaixonante por tratar o tempo com tanta dinâmica. E eis que, de repente o passado já é presente e vice-versa.

            Mas este texto não estará tratando do ensino da História. Quero estar propondo uma discussão a respeito de algumas realidades confusas em sala de aula. Por se repetirem todo ano, quero abrir uma reflexão com meus alunos a partir destes problemas, muito mais ligados a metodologia de trabalho. Como se percebeu na capa, vou utilizar uma linguagem bem humorada e por vezes irônica, sem prejudicar meu principal objetivo com o texto. Propor uma nova realidade em sala de aula, principalmente em final de períodos de trabalho. Espero sinceramente que estas idéias incomodem meus leitores.

FINAL DE BIMESTRE É SEMPRE A
MESMA... COISA!
Tenho vários alunos em duas escolas. A maioria dos meus amigos é professores e todo final de bimestre ou ano escolar escuto os mesmos papos. Se para nós, professores, as grandes preocupações giram em torno do final de um processo educativo, para o aluno as dores de cabeça são outras. Principalmente aos alunos de Ensino Médio, que possuem 10, 11 e até 12 matérias, os grandes problemas ocorrem com o acúmulo de trabalhos, provas, recuperações além é lógico da necessidade de abrir mão de alguns afazeres particulares, para manter os escolares em dia. Depois de muito ler e refletir a respeito cheguei a conclusão que não são exatamente problemas ou “desculpas” como o título deste texto quer sugerir. Uma agenda organizada, combinados claros entre professor e aluno e adaptação a uma realidade própria da escola podem muito bem reverter este quadro. A falta de tempo é conseqüência de um modo de encaminhar as coisas. Antes de tratarmos das dicas, vamos continuar a refletir sobre vivenciamos na escola.
Abaixo frases reais ditas por alunas do CEFAM nos meses de abril e maio deste ano.
Sabe o que é professor...
“Fica tudo pra última semana, acumula pra gente, por isso não trouxe os trabalhos...”.
“Os professores imaginam que só existe a matéria deles...”.
“Não deu tempo de estudar em casa... tive que sair...”.
O tio da minha tia, primo do meu pai, ficou doente e sabe que...
“Os trabalhos só podem ser entregues no dia que tem sua aula...”.
“Você num deu tempo pra gente fazer o trabalho na sala. Em casa não dá tempo pra nada, temos mais o que fazer...”.
“É injusto descontar a nota de quem entrega depois...”.
“Esqueci em casa!”.
“Meu irmãozinho melecou o trabalho...”.
“Sábado vou ao inglês e na natação de manhã. À tarde vou à igreja e depois namoro. Domingo? Vou passear...”.
“É sua obrigação avisar quando vai faltar. Se não avisou não tem o direito de recolher trabalhos nos dias em que não tem sua aula...”.
“Meu tio que é professor falou que o trabalho que você pediu é impossível de fazer. Daí... eu não fiz”.
“Perdi o trabalho fessor”
TENHO CERTEZA QUE EU TROUXE O TRABALHO, MAS NÃO ESTOU ENCONTRANDO...
“Sabe o que é professor, você pediu para a aluna” XYZ “recolher, mas eu não estava na sala. Daí acabou a aula...”.
“Posso trazer o trabalho semana que vem?”.
“Se é tão legal professor, deixa vai?”.
“Não fiz porque tinha um monte de trabalho de Português, Biologia, Física, prova de Matemática, Geografia e Sociologia. Ah! Além dos trabalhos de Artes”,
            Filosofia, Química... História? Ah é! História sim é a sua matéria, né? ““.

O QUE O ALUNO PRECISA SABER SOBRE A ENTREGA DE TRABALHOS NA ESCOLA


  1. Toda escola possui uma dinâmica própria de trabalho. Podem variar de acordo com o que pensam seus membros. No entanto algumas realidades são muito semelhantes. Ou seja, em todas há um período onde os conhecimentos e habilidades são trabalhadas pelos professores. No final do processo há um momento de verificação se houve ou não por parte dos alunos assimilação das informações. Os alunos reclamam que todos os trabalhos e provas ficam para as últimas semanas. É verdade! Mas como poderia ser diferente? Inverter o processo? 
  2. Boa parte das turmas só se dá conta do acúmulo quando os dias vão chegando! Falta uma sensibilidade de detectar datas coincidentes na hora em que elas são estabelecidas. É possível evitar o acúmulo diário de atividades. Não o período. Deve-se tomar cuidado em marcar várias atividades para o mesmo dia. Mas é humanamente impossível evitar em que num período existam várias coisas acontecendo na escola.
  3. Parte significativa dos professores marca suas provas e trabalhos com certa antecedência. A realidade é que o aluno acaba deixando para última hora todos os preparativos necessários para as atividades do período crítico de final de bimestre.
  4. A data de entrega de um trabalho, por exemplo, é apenas um dia que marca o ato de recebimento por parte do professor. É critério dele, marcar a data que melhor lhe convir, tendo o bom senso de não criar exigências impossíveis de serem cumpridas pelos alunos. Sendo assim, se quiser o professor pode marcar um dia que não tenha aula dele, pois apenas vai receber o trabalho e mais nada. Um ato burocrático que não exigiria maiores esforços.
DICAS PARA EVITAR CORRERIAS E PROBLEMAS COM ENTREGAS DE TRABALHOS
  1. Tenha uma agenda. Verifique-a diariamente. Isso pode lhe ajudar a perceber que os dias de entrega de trabalhos provas estão chegando! De tão óbvia, essa dica parece absurda. Num olhar superficial percebo o número muito pequeno de alunos que realizam esse procedimento.
  2. Aprenda a dizer NÃO! Se você tem um trabalho complicado ou uma prova agendados, coloque-os na frente de qualquer coisa. Aprenda a dizer não para outras coisas e convites quando essas tarefas estão lhe apertando. A escola deve ser sua prioridade. Um passeio ou um lazer momentâneo pode ficar para depois que você resolver seus problemas escolares. Por mais que pareça, isso não é ruim! Em dia com suas tarefas, seu lazer será bem mais prazeroso.
  3. Não confunda quantidade com qualidade. Nos trabalhos de pesquisa, tenho notado que os alunos procuram entregar calhamaços de folhas copiadas de livros ou enciclopédias. O volume de um trabalho não corresponderá a um conceito bom. Muitas vezes, percebo que são autênticas cópias. Numa mesma sala, vários trabalhos utilizaram a mesma fonte. Muda-se uma palavrinha aqui outra ali com a ingênua idéia que o professor não vai perceber. A moral da história é a perda de tempo. Horas a fio copiando textos, foge do essencial que é o trabalho em cima de questões objetivas. As cópias muitas vezes desconsideram o que o professor pediu. Utilize mais o tempo lendo o que é necessário do que copiando textos das fontes.
  4. Adquira a prática de procurar material para seus trabalhos ou estudar para as provas nos dias em que os professores passam a informação para a sala. No caso das provas, elas devem mostrar para o professor o que você acumulou ao longo de um estudo. Se você deixa para estudar um dia antes e tem dificuldades com isso é sinal que as aulas e o tempo útil para os estudos de nada serviram. Anote com letras grandes e coloridas deixando em local visível, o que você tem para fazer e quando tem que entregar.
  5. Organize seu material em casa. Se tiver condições financeiras, seja assinante de uma revista semanal ou jornal. Se possível financie uma enciclopédia. Isso evita o transtorno daquelas viagens pelas bibliotecas da cidade. Elas não devem ser visitadas só pelo fato de ter que fazer trabalho. Grampeador é um item obrigatório! Se você conclui em casa seu trabalho, traga-o grampeado. Muitos trabalhos que são grampeados na escola dão a noção para o professor que foram concluídos na escola, às pressas sem um retoque final ou revisão. Sair da sala para grampear trabalho na hora de entrega-lo é um indício.
  6. Negocie data com seu professor junto com a sala. Sozinho você passa a impressão que o tempo ou a falta dele é só problema seu. A negociação será mais sólida se acontece entre a sala toda e o professor.
  7. Veja abaixo os chamados “ladrões de tempo” descobertos por um estudioso na questão. O administrador de empresas Alec Mackenzie fez um estudo muito rico verificando como trabalham gerentes, reitores de universidades e empresários. Veja como age os principais agentes desta “quadrilha de ladrões do tempo”;
a)     Objetivos e prioridades confusos e inconstantes.
b)     Ausência de planejamento no trabalho de cada dia.
c)     Falta de prazos finais fixados pela própria pessoa.
d)     Perfeccionismo.
e)     Responsabilidades mal definidas.
f)       Detalhismo exagerado.
g)     Incapacidade de dizer “não”.
h)     Falta de ordem, ambiente de trabalho bagunçado.
i)        Telefonemas imprevistos ou desnecessariamente demorados.
j)        Política da porta aberta, que dá margem a interrupções freqüentes.
k)     Ansiedade fora de controle.
l)        Adiar tarefas ou “empurra-las com a barriga”.
AINDA...
ü      Você é a única pessoa que pode administrar seu tempo. Não responsabilize os outros.
ü      Não cumprir prazos, ter preguiça para encaminhar seus trabalhos e ficar irritado com a necessidade de estudar, pode revelar a urgência de uma revisão das metas que você estabeleceu na vida. Ter escolhido um curso errado, descontentamento com a escola, colegas e professores devem acabar numa mudança de vida não no relapso com o curso.
ü      Há tempo para tudo, isso é bíblico! Organizando seu tempo, sem deixar de lado o que você gosta de fazer pode evitar inclusive as tais doenças modernas como o stress, depressão e ansiedade.
LEIA TAMBÉM!
Texto “Falta de tempo tem cura”. da revista Emoção e Inteligência/Super Interessante número 4 de abril de 2000.
Já a venda no XEROX da escola.
Dicas de outros textos fale com o professor DONI.

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