quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto História e Cinema. Walker.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA COM VÍDEO

Professor DJNI – novembro 2001/Escola Curumim

ROTEIRO DE ENTENDIMENTO DO FILME

1º DADOS INICIAIS DA FITA:
País de origem: EUA / Ano de produção: 1988 / Direção: Alex Cox / Tempo de filme: 85 minutos
Atores principais: Ed Harris, Peter Boyle, Miguel Sandoval, Marlee Martin, Richard Musur e outros.
RESUMO: Em 1885, médico, advogado e jornalista americano comanda exército de mercenários que invade a Nicarágua por ordem de magnata. Em seguida, se proclama presidente e reprime com violência qualquer tentativa de revolta dos nicaragüenses. Cox mostra mais uma vez seu talento e humor. Conta com cinismo a história de Willian Walker e mostra em cena artefatos do século XX, como computadores e helicópteros, para afirmar que a relação entre EUA e Nicarágua não mudou muito em quase 140 anos. Aventura CIC Vídeo.
(FONTE: Guia de Vídeo e DVD 2001, Nova Cultural)
2º TEMAS RELACIONADOS COM AS AULAS:
a)      Descolonização da América Latina/Nicarágua.
b)      Avanço dos EUA sobre países da América após a Guerra da Secessão.
c)      Imperialismo norte americano. Discurso de dominação cultural.

3º ATIVIDADE:

3.1 – Assistir o filme observando os seguintes aspectos:
        3.1.1 – Os EUA no século XIX.
        3.1.2 – A Nicarágua e outros lugares da América mostrados/citados.
        3.1.3 – Roupas dos personagens, ambientes, móveis, meios de transportes, armas, construções, paisagens, cidades, casas, prédios, ruas e avenidas.
3.2 – Observar discurso do personagem Walker (pró imperialismo norte americano).
3.3 – Utilizar textos 13 e 14 entregues pelo professor para entender;
        3.3.1 – “Doutrina Monroe”.
        3.3.3 – “A América para os americanos”.
        3.3.4 – Situação da Nicarágua no século XIX.
3.4 – Na medida do possível faça suas anotações a cada final de exibição. Previsão de aulas para ver este filme; 4 aulas.
4º AVALIAÇÃO DO ENTENDIMENTO:
4.1 – Resumo histórico do filme. Explicar as tramas históricas articuladas no filme.
4.2 – Elaborar um texto explicando com suas palavras; “Walker acrescenta ao meu conhecimento sobre a História dos EUA nos seguintes aspectos;”
4.3 – Conclusão: Redija um pensamento sobre a seguinte coordenada; “Depois de assisitir Walker entendo porque os EUA são/fizeram/pensam/pretendem.....................................
4.4 – Entrega: uma aula depois da conclusão do filme (menos se for 4ª feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário