ATIVIDADE DE HISTÓRIA COM VÍDEO
Professor DJNI
– novembro 2001/Escola Curumim
ROTEIRO DE ENTENDIMENTO
DO FILME
1º DADOS
INICIAIS DA FITA:
País de origem: EUA / Ano de produção: 1988 / Direção: Alex Cox /
Tempo de filme: 85 minutos
Atores
principais: Ed Harris, Peter Boyle, Miguel Sandoval, Marlee Martin, Richard
Musur e outros.
RESUMO: Em 1885, médico, advogado e jornalista americano comanda
exército de mercenários que invade a Nicarágua por ordem de magnata. Em
seguida, se proclama presidente e reprime com violência qualquer tentativa de
revolta dos nicaragüenses. Cox mostra mais uma vez seu talento e humor. Conta
com cinismo a história de Willian Walker e mostra em cena artefatos do século
XX, como computadores e helicópteros, para afirmar que a relação entre EUA e
Nicarágua não mudou muito em quase 140 anos. Aventura CIC Vídeo.
(FONTE: Guia de Vídeo e DVD 2001, Nova Cultural)
2º TEMAS
RELACIONADOS COM AS AULAS:
a)
Descolonização da América
Latina/Nicarágua.
b)
Avanço dos EUA sobre países
da América após a Guerra da Secessão.
c)
Imperialismo norte
americano. Discurso de dominação cultural.
3º
ATIVIDADE:
3.1 –
Assistir o filme observando os seguintes aspectos:
3.1.1 – Os EUA no século XIX.
3.1.2 – A Nicarágua e outros lugares da
América mostrados/citados.
3.1.3 – Roupas dos personagens,
ambientes, móveis, meios de transportes, armas, construções, paisagens,
cidades, casas, prédios, ruas e avenidas.
3.2 –
Observar discurso do personagem Walker (pró imperialismo norte americano).
3.3 –
Utilizar textos 13 e 14 entregues pelo professor para entender;
3.3.1 – “Doutrina Monroe”.
3.3.3 – “A América para os americanos”.
3.3.4 – Situação da Nicarágua no século
XIX.
3.4 – Na
medida do possível faça suas anotações a cada final de exibição. Previsão de
aulas para ver este filme; 4 aulas.
4º
AVALIAÇÃO DO ENTENDIMENTO:
4.1 –
Resumo histórico do filme. Explicar as tramas históricas articuladas no filme.
4.2 –
Elaborar um texto explicando com suas palavras; “Walker acrescenta ao meu
conhecimento sobre a História dos EUA nos seguintes aspectos;”
4.3 –
Conclusão: Redija um pensamento sobre a seguinte coordenada; “Depois de
assisitir Walker entendo porque os EUA
são/fizeram/pensam/pretendem.....................................
4.4 –
Entrega: uma aula depois da conclusão do filme (menos se for 4ª feira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário