------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO
TRABALHO
Cheio de altos e baixos, indas e vindas, começo e recomeço. Assim foram
as aulas de preparação desta exposição. Só a compreensão dos alunos e a
insistência do professor puderam levar adiante este projeto. Muito trabalhoso,
mas extremamente compensador do ponto de vista do trabalho em equipe e das tantas
articulações necessárias para tornar realidade o projeto.
JUNHO
Aula 1 – Professor faz a introdução no assunto.
Exposição dos temas ligando-os aos já vistos no primeiro trimestre de aula.
Aula 2 – Leitura e discussão do artigo da Folha de
São Paulo, 14 de abril de 1995, “Mauá denuncia nosso desejo de atraso” de
Arnaldo Jabor, caderno Ilustrada.
Aula 3 – Aula expositiva sobre as principais
informações mostradas no livro de Jorge Caldeira, “Mauá – Empresário do
Império”, Cia. das Letras, 1995.
Aula 4 – Leitura, exercícios escritos a partir de
um texto de livro didático de 7ª série de Mário Schimdt, Nova História Crítica
Integrada, editora Nova Geração, 1997.
Aula 5 – Início da montagem do trabalho. Professor
divide a sala em 4 grandes equipes para organizar coleta de notícias sobre o
apagão.
Aula 6 – Desenvolvimento do trabalho. Início da
divulgação e seleção de material trazido. As equipes de trabalho elaboram um
projeto de atividades para preparar a exposição. A aluna Izabel comunica ao
professor sobre a existência de uma fita sobre Mauá. A idéia de assistir o
filme a fim de reforçar o entendimento do assunto desencadeia na organização de
um novo calendário.
Aula 7 – Professor trás e exibe, “Mauá, Imperador e
Rei” de Sérgio Rezende. Produção nacional orçada em quase 8 milhões de dólares
com grande elenco, incluindo Malú Mader e Paulo Betti como Irineu Evangelista
de Souza.
Aula 8 e 9 – Professor subsidia a sala no
entendimento do filme trazendo reportagens da Revista SET, especializada em
cinema, comentando o filme Mauá. Nas aulas continua a exibição do filme, sendo
necessárias várias intervenções do professor.
Aula 10 – Com a conclusão do filme, nova retomada
do assunto sobre a industrialização brasileira e sua vinculação com a crise
energética. O trabalho a partir do filme fica para ser feito em casa nas férias
sob protestos dos alunos.
29 de junho – Na reunião de pais da 7ª série por
ocasião da entrega de notas, os pais de alunos desta turma questionam a
validade do ensino da História Crítica e denunciam que seus filhos não
conseguem vincular uma coisa a outra.
FÉRIAS
Aula 11 – Retorno às aulas. Após atividades de
recepção, o professor articula com o grupo a necessidade urgente de reiniciar
os trabalhos visando à exposição.
Aula 12 – Entrega do trabalho de reflexão a partir
do filme Mauá. Equipes montadas no primeiro semestre são reorganizadas e
projetos de montagem de um estande na escola para exibição do trabalho vão se
efetivando.
Aula 13 – A fim de diagnosticar a reclamações dos
pais sobre o problema de vincular Mauá ao apagão, o professor organiza uma
pesquisa solicitando que cada aluno escreva com suas palavras tudo que
entenderam sobre Mauá, a indústria nacional e o apagão. Os alunos puderam fazer
em duplas a fim de que pudessem discutir o assunto.
Aula 14 – É marcada a data da exposição. Equipe de
divulgação começa a fazer circular o informe da atividade. Algumas alterações
foram feitas sem interferir no que já estava pronto.
Aula 15 – Ùltima aula antes da exposição. Além de
deixarmos a Zefa louca da vida de tanto ficar pedindo material, incluímos mais
informações sobre a necessidade de estudarmos e pensarmos o apagão de um ponto
de vista mais abrangente.
EQUIPES DE
TRABALHO
Equipe 1:
-
Preparou os cartazes de divulgação interna da exposição.
-
Pensou local da exposição e as condições de exibição das produções.
-
Pensou título chamativo da exposição.
Alunos: Marina, Ana Carolina, Isabela, Thiago Pólo e
Izabel.
Equipe 2:
-
Equipe de seleção dos materiais doados para exibição aos visitantes.
-
Seleção e colagem dos textos e revistas doados em caráter irrevogável.
Alunos: Michelle, Débora, Luna, Elisa, Luciana e Maísa.
Equipe 3:
-
Caça reportagens. Contatos com equipe escolar a fim de identificar as
atualizações e contribuições.
-
Pesquisa na internet a fim de identificar notícias mais recentes e
estatísticas.
Alunos: Daniel, Bruno, Maria Lívia, Rodrigo e Júlio César.
Equipe 4:
-
Relações públicas.
-
Pensar em formas de mobilizar a escola em torno desse problema
energético no país.
-
Pensar em formas de obter números sobre o uso de energia na escola e em
casa.
-
Elaborar algum cartaz ou produção livre a fim de mostrar se Mauá tem
alguma coisa a ver com o apagão.
Alunos: Bernardo, Thiago Freitas, José Mário e Eduardo.
MONITORAMENTO DO TRABALHO E ALUNOS:
-
Professor Doni.
-
Eleonora coordenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário