sexta-feira, 19 de julho de 2013

Elaboração de projeto. "Apagão 2001"

arquivo extraído de disquetes 1/44 graças ao USB Portable Diskette Drive
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TRABALHO
Cheio de altos e baixos, indas e vindas, começo e recomeço. Assim foram as aulas de preparação desta exposição. Só a compreensão dos alunos e a insistência do professor puderam levar adiante este projeto. Muito trabalhoso, mas extremamente compensador do ponto de vista do trabalho em equipe e das tantas articulações necessárias para tornar realidade o projeto.

JUNHO

Aula 1 – Professor faz a introdução no assunto. Exposição dos temas ligando-os aos já vistos no primeiro trimestre de aula.

Aula 2 – Leitura e discussão do artigo da Folha de São Paulo, 14 de abril de 1995, “Mauá denuncia nosso desejo de atraso” de Arnaldo Jabor, caderno Ilustrada.

Aula 3 – Aula expositiva sobre as principais informações mostradas no livro de Jorge Caldeira, “Mauá – Empresário do Império”, Cia. das Letras, 1995.

Aula 4 – Leitura, exercícios escritos a partir de um texto de livro didático de 7ª série de Mário Schimdt, Nova História Crítica Integrada, editora Nova Geração, 1997.

Aula 5 – Início da montagem do trabalho. Professor divide a sala em 4 grandes equipes para organizar coleta de notícias sobre o apagão.

Aula 6 – Desenvolvimento do trabalho. Início da divulgação e seleção de material trazido. As equipes de trabalho elaboram um projeto de atividades para preparar a exposição. A aluna Izabel comunica ao professor sobre a existência de uma fita sobre Mauá. A idéia de assistir o filme a fim de reforçar o entendimento do assunto desencadeia na organização de um novo calendário.

Aula 7 – Professor trás e exibe, “Mauá, Imperador e Rei” de Sérgio Rezende. Produção nacional orçada em quase 8 milhões de dólares com grande elenco, incluindo Malú Mader e Paulo Betti como Irineu Evangelista de Souza.

Aula 8 e 9 – Professor subsidia a sala no entendimento do filme trazendo reportagens da Revista SET, especializada em cinema, comentando o filme Mauá. Nas aulas continua a exibição do filme, sendo necessárias várias intervenções do professor.

Aula 10 – Com a conclusão do filme, nova retomada do assunto sobre a industrialização brasileira e sua vinculação com a crise energética. O trabalho a partir do filme fica para ser feito em casa nas férias sob protestos dos alunos.

29 de junho – Na reunião de pais da 7ª série por ocasião da entrega de notas, os pais de alunos desta turma questionam a validade do ensino da História Crítica e denunciam que seus filhos não conseguem vincular uma coisa a outra.

FÉRIAS

Aula 11 – Retorno às aulas. Após atividades de recepção, o professor articula com o grupo a necessidade urgente de reiniciar os trabalhos visando à exposição.

Aula 12 – Entrega do trabalho de reflexão a partir do filme Mauá. Equipes montadas no primeiro semestre são reorganizadas e projetos de montagem de um estande na escola para exibição do trabalho vão se efetivando.

Aula 13 – A fim de diagnosticar a reclamações dos pais sobre o problema de vincular Mauá ao apagão, o professor organiza uma pesquisa solicitando que cada aluno escreva com suas palavras tudo que entenderam sobre Mauá, a indústria nacional e o apagão. Os alunos puderam fazer em duplas a fim de que pudessem discutir o assunto.

Aula 14 – É marcada a data da exposição. Equipe de divulgação começa a fazer circular o informe da atividade. Algumas alterações foram feitas sem interferir no que já estava pronto.

Aula 15 – Ùltima aula antes da exposição. Além de deixarmos a Zefa louca da vida de tanto ficar pedindo material, incluímos mais informações sobre a necessidade de estudarmos e pensarmos o apagão de um ponto de vista mais abrangente.

EQUIPES DE TRABALHO

Equipe 1:
-          Preparou os cartazes de divulgação interna da exposição.
-          Pensou local da exposição e as condições de exibição das produções.
-          Pensou título chamativo da exposição.
Alunos: Marina, Ana Carolina, Isabela, Thiago Pólo e Izabel.

Equipe 2:
-          Equipe de seleção dos materiais doados para exibição aos visitantes.
-          Seleção e colagem dos textos e revistas doados em caráter irrevogável.
Alunos: Michelle, Débora, Luna, Elisa, Luciana e Maísa.

Equipe 3:
-          Caça reportagens. Contatos com equipe escolar a fim de identificar as atualizações e contribuições.
-          Pesquisa na internet a fim de identificar notícias mais recentes e estatísticas.
Alunos: Daniel, Bruno, Maria Lívia, Rodrigo e Júlio César.

Equipe 4:
-          Relações públicas.
-          Pensar em formas de mobilizar a escola em torno desse problema energético no país.
-          Pensar em formas de obter números sobre o uso de energia na escola e em casa.
-          Elaborar algum cartaz ou produção livre a fim de mostrar se Mauá tem alguma coisa a ver com o apagão.
Alunos: Bernardo, Thiago Freitas, José Mário e Eduardo.

MONITORAMENTO DO TRABALHO E ALUNOS:
-          Professor Doni.
-          Eleonora coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário