quinta-feira, 11 de julho de 2013

Texto. O que é Política?

POLÍTICA. O QUE É ISSO?
            Recebi um convite muito legal da equipe deste jornal, para fazer parte dos colunistas do Mônica Notícias. Depois dos problemas que enfrentei nesta comunidade, é bom saber que sou lembrado por algumas pessoas. Desde já, meus fraternos agradecimentos ao Marco, Eugélia e Edmilson que estão me dando esta oportunidade de trazer algumas idéias sobre um assunto tão importante.
            A partir desta edição terei a tarefa de abrir com os leitores, um diálogo sobre o que é e para serve a política. Não vamos aqui, defender este ou aquele partido, indicar candidatos e muito menos transformar este veículo de comunicação interna da comunidade num palanque eleitoral. Trata-se de uma catequese sobre um tema social. A base das idéias a serem aqui apresentadas é o Evangelho.
            Política não é algo ruim. Mal entendida, provoca a rejeição das pessoas. Já repararam como nos últimos anos aumentou o número de políticos desonestos? Sabe por quê? O povo foi deixando a política para lá. Ninguém mais deu bola e os políticos ruins tomaram conta! Se todos nós soubéssemos mais sobre a política, quem sabe teríamos mais força em fazer dela algo de bom para todos.
            A política surgiu muito antes de Jesus.  Por volta de 500 anos antes de seu nascimento, numa região chamada Grécia, as pessoas viviam em um tipo de comunidade chamada Polis. A cidade chamava-se Atenas e toda vida social deles era decidida em conjunto. Plantar, colher, pescar, guerrear, construir, festejar e outras coisas comuns era decidido dentro da Polis, reunindo as pessoas na ágora (praça pública) onde faziam propostas e decidiam por meio do voto aquilo que seria melhor para todos. Se hoje isso não é nenhuma novidade para nós, para os gregos do século cinco antes de Jesus, era uma grande revolução na arte do convívio das pessoas. Polis significa cidade em grego. A forma de organização das Polis nesta época recebeu o nome de Política.
            Mas essa explicação foi mudando com o tempo. Adaptou-se a outras palavras que fazem parte da organização social como; poder, partidos, cidadania, leis, eleições, voto e governo.
            Mesmo mudando com o tempo, o significado principal permanece. A política faz parte do nosso dia a dia, não ficamos longe dela mesmo ignorando-a. Vivemos na cidade, formada por várias comunidades, tudo que acontece nela é fruto de uma política. Ao levantarmos de manhã, acendemos a luz do quarto e depois tomamos banho.Utilizamos os serviços públicos de água e energia elétrica, mexemos com a cidade, fizemos política. Podemos decidir sobre ela, pois tomamos decisões, pagamos impostos e votamos em pessoas que vão tomar conta das coisas públicas.
Nossas decisões diariamente são políticas. Podemos estar preocupados com isso, fazendo a mesma política que Jesus fez. A luta pela justiça e igualdade de vida para todos. Ou podemos deixar tudo pra lá preocupando-nos apenas com nossos problemas. É a política egoísta e opressora dos fariseus.  Escolher um destes caminhos também é um ato político. Até o próximo jornal!
D☺NI® ASSIS 06/2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário