EE Profª Maria de Lourdes Campos F. Marques – Campinas/SP
- Professor DJNI®
Projeto CINE HISTÓRIA 8: “DIÁRIOS DE
MOTOCICLETA”
AVISOS ÚTEIS!
1º - Após o término do filme,
entregar os trabalhos abaixo. .
2º - Responda com caneta
azul ou preta! Não rasure! Faça cabeçalho na folha de
respostas.
3º - Cuidado com os direitos
autorais. Cópia de livro ou sites da internet é CRIME! tttttt
4º - O trabalho poderá ser feito
individual ou em duplas, deixando claro o que cada um fez.
5º - Trabalho copiado, o segundo
lido é ANULADO! O aluno fica com E, por conduta
inaceitável.
Sinopse
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo deLa Serna ).
A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então
passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos
lugares. Ao chegar ao Peru, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a
questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas
uma pequena parte da população.
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de
Ficha Técnica Título Original: The Motorcycle Diaries
/ Gênero: Drama
/
Duração: 128 minutos / Ano
de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Walter Salles - Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado
Elenco: Gael García Bernal (Che Guevara - jovem)
Jean Pierre Nohen (Ernesto Guevara Lynch) Rodrigo dela Serna (Alberto Granado). Fontes: www.cineminha.com.br – www.uol.com.br/cinema
Direção: Walter Salles - Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado
Elenco: Gael García Bernal (Che Guevara - jovem)
Jean Pierre Nohen (Ernesto Guevara Lynch) Rodrigo de
O que você deve observar no filme?
a) Paisagens vistas pela viagem. b)
Personagens que vão surgindo pelo caminho com suas vidas diferentes. c) Nas
idéias que vão surgindo nos viajantes, conforme vão avançando na viagem. d) Na
solidariedade, simplicidade e ousadia dos personagens principais do filme.
O que você fazer como trabalho
após o filme:
PARTE 1 – CURIOSIDADES DO FILME.
a)
Pesquise sobre a moto Norton 500 de 1939.
b)
Organize em um mapa da América Latina todo o trajeto feito na
viagem de Alberto e Che.
c)
Pesquise sobre a cidade de Machu Pichu.
PARTE 2 – HISTÓRIA & POLÍTICA:
1)
Sabendo que Che Guevara foi um dos maiores político-revolucionários
do século XX, encontre no filme de que forma a viagem feita em 1952 vai lhe
inspirar a lutar pela América. Cite cena e explique-as.
2)
Já no final da viagem, Che desabafa ao amigo Alberto; “Quanta
injustiça!”. Cite três personagens encontrados na viagem que vão justificar a
constatação feita pelo personagem principal do filme.
3)
Escolha um dos países mostrados no filme e organize uma pesquisa
sobre a História do mesmo. Lembrando que a viagem começa na Argentina e vai até
o Peru.
PARTE 3 – HISTÓRIA & IMAGEM:
1)
Descreva com riqueza de detalhes a cena que mais chamou sua
atenção. Inclua também o motivo de você ter escolhido a cena citada.
2)
Desenhe, faça colagens ou qualquer outro tipo de expressão visual
sobre o filme que você viu! Utilize sua criatividade!
3)
Se você pudesse montar o pôster do filme, como você o criaria?
Observação; Trabalho vale 5 notas! (entrega na data certa,
parte 1, 2 e 3, organização e conteúdo).
data da entrega: ____ / ____ / 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário