sexta-feira, 12 de julho de 2013

Projeto História e Cinema. Diários de Motocicleta.

EE Profª Maria de Lourdes Campos F. Marques – Campinas/SP - Professor DJNI®

Projeto CINE HISTÓRIA 8: “DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

AVISOS ÚTEIS!
1º - Após o término do filme, entregar os trabalhos abaixo. .
2º - Responda com caneta azul ou preta! Não rasure! Faça cabeçalho na folha de respostas.
3º - Cuidado com os direitos autorais. Cópia de livro ou sites da internet é CRIME! tttttt
4º - O trabalho poderá ser feito individual ou em duplas, deixando claro o que cada um fez.

5º - Trabalho copiado, o segundo lido é ANULADO! O aluno fica com E, por conduta inaceitável.
Sinopse
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Ao chegar ao Peru, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
Ficha Técnica Título Original: The Motorcycle Diaries / Gênero: Drama /
Duração: 128 minutos / Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Walter Salles - Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado
Elenco: Gael García Bernal (Che Guevara - jovem)
Jean Pierre Nohen (Ernesto Guevara Lynch) Rodrigo de la Serna (Alberto Granado).  Fontes: www.cineminha.com.brwww.uol.com.br/cinema

O que você deve observar no filme?
a) Paisagens vistas pela viagem. b) Personagens que vão surgindo pelo caminho com suas vidas diferentes. c) Nas idéias que vão surgindo nos viajantes, conforme vão avançando na viagem. d) Na solidariedade, simplicidade e ousadia dos personagens principais do filme.

O que você fazer como trabalho após o filme:
PARTE 1 – CURIOSIDADES DO FILME.
a)     Pesquise sobre a moto Norton 500 de 1939.
b)    Organize em um mapa da América Latina todo o trajeto feito na viagem de Alberto e Che.
c)     Pesquise sobre a cidade de Machu Pichu.

PARTE 2 – HISTÓRIA & POLÍTICA:
1)     Sabendo que Che Guevara foi um dos maiores político-revolucionários do século XX, encontre no filme de que forma a viagem feita em 1952 vai lhe inspirar a lutar pela América. Cite cena e explique-as.
2)     Já no final da viagem, Che desabafa ao amigo Alberto; “Quanta injustiça!”. Cite três personagens encontrados na viagem que vão justificar a constatação feita pelo personagem principal do filme.
3)     Escolha um dos países mostrados no filme e organize uma pesquisa sobre a História do mesmo. Lembrando que a viagem começa na Argentina e vai até o Peru.

PARTE 3 – HISTÓRIA & IMAGEM:
1)     Descreva com riqueza de detalhes a cena que mais chamou sua atenção. Inclua também o motivo de você ter escolhido a cena citada.
2)     Desenhe, faça colagens ou qualquer outro tipo de expressão visual sobre o filme que você viu! Utilize sua criatividade!
3)     Se você pudesse montar o pôster do filme, como você o criaria?
Observação; Trabalho vale 5 notas! (entrega na data certa, parte 1, 2 e 3, organização e conteúdo).
data da entrega: ____ / ____ / 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário