quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto História e Cinema. Ônibus 174.

EE Profª Maria de Lourdes Campos F. Marques – Campinas/SP - Professor DJNI®
Projeto CINE HISTÓRIA 7: “ÔNIBUS 174”
AVISOS ÚTEIS!
1º - Após o término do filme, entregar os trabalhos abaixo. O 1 primeiro e o 2 na aula seguinte.
2º - Responda com caneta azul ou preta! Não rasure! Faça cabeçalho na folha de respostas.
3º - Cuidado com os direitos autorais. Cópia de livro ou sites da internet é CRIME! tttttt
4º - O trabalho poderá ser feito individual ou em duplas, deixando claro o que cada um fez.

5º - Trabalho copiado, o segundo lido é ANULADO! O aluno fica com E, por conduta inaceitável.
O filme
Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.
seta3.gif (99 bytes)Ficha Técnica: Título Original: Ônibus 174. Gênero: Documentário. Tempo de Duração: 133 minutos. Ano de Lançamento (Brasil): 2002  Distribuição: Riofilme. Direção: José Padilha Produção: José Padilha e Marcos Prado Fotografia: César Moraes e Marcelo Guru. Edição: Felipe Lacerda.
seta3.gif (99 bytes)FONTE: site www.adorocinema.com.br  (domínio público)

O trabalho 1: (vendo e pesquisando sobre o filme)

01 O seqüestro do ônibus 174 em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro, é prova da desorganização do espaço urbano no Brasil atual. Como isso é comprovado no filme e o que você acrescentaria sobre o assunto?
02 A história de vida do seqüestrador Sandro expõe as distorções do sistema penal brasileiro. Destaque duas destas falhas explicadas no documentário.
03 Organize uma reflexão apontando os sete erros da polícia no caso do ônibus 174. Qual seria na sua opinião a melhor conclusão para o caso?
04 Qual a responsabilidade da escola, da família, da justiça e de toda sociedade pelo seqüestrador Sandro? Ou a ação dele, determinou sozinha sua condenação à morte?
 (valores das questões; 3 e 4 = 1 ponto, 1,2 = 2,5 pontos, 5 = 3pts.)
 (aluno que adquirir este roteiro terá 1,0 de bônus) = 10 pontos
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O trabalho 2 (pesquisa de final de curso)
01 – Escolha um dos temas abaixo para pesquisar e elaborar um trabalho à parte do roteiro do filme: (reflexão mínimo 35 linhas)
a)     A pena de morte se implantada no Brasil, evitaria que casos como o do ônibus 174 acontecessem.
b)     A História comprova. Negros, pobres, favelados e marginalizados em geral por uma sociedade historicamente injusta já estão condenados à morte.
c)     O documentário Ônibus 174 tenta “vitimizar” o bandido e coloca as vítimas como a professora Geisa em segundo plano.
d)    "Se Cidade de Deus é um soco no estômago, Ônibus 174 é um pontapé em nossas consciências".

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