EE Profª Maria de Lourdes Campos F. Marques – Campinas/SP - Professor DJNI®
Projeto CINE HISTÓRIA 7: “ÔNIBUS 174”
AVISOS
ÚTEIS!
1º - Após o término do filme, entregar os
trabalhos abaixo. O 1 primeiro e o 2 na aula seguinte.
2º - Responda com caneta azul ou preta!
Não rasure! Faça cabeçalho na folha de respostas.
3º - Cuidado com os direitos autorais.
Cópia de livro ou sites da internet é CRIME! tttttt
4º - O trabalho poderá ser feito individual
ou em duplas, deixando claro o que cada um fez.
5º - Trabalho copiado, o segundo lido é ANULADO!
O aluno fica com E, por conduta inaceitável.
O filme
Uma investigação
cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais,
sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O
incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao
vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é
contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens
da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino
de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando
um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é
um país é tão violento.
Ficha
Técnica: Título Original: Ônibus
174. Gênero: Documentário.
Tempo de Duração:
133 minutos. Ano de
Lançamento (Brasil): 2002
Distribuição:
Riofilme. Direção: José
Padilha Produção:
José Padilha e Marcos Prado Fotografia: César Moraes e Marcelo Guru. Edição:
Felipe Lacerda.
FONTE:
site www.adorocinema.com.br (domínio público)
O trabalho 1: (vendo e pesquisando sobre o filme)
01 O seqüestro
do ônibus 174 em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro, é prova da desorganização
do espaço urbano no Brasil atual. Como isso é comprovado no filme e o
que você acrescentaria sobre o assunto?
02 A história de
vida do seqüestrador Sandro expõe as distorções do sistema penal
brasileiro. Destaque duas destas falhas explicadas no documentário.
03 Organize
uma reflexão apontando os sete erros da polícia no caso do ônibus
174. Qual seria na sua opinião a melhor conclusão para o caso?
04
Qual a responsabilidade da escola, da família, da justiça e de toda sociedade
pelo seqüestrador Sandro? Ou a ação dele, determinou sozinha sua condenação à
morte?
(valores das questões; 3 e 4 = 1 ponto, 1,2 =
2,5 pontos, 5 = 3pts.)
(aluno que adquirir este roteiro terá 1,0 de
bônus) = 10 pontos
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O trabalho 2 (pesquisa de final de curso)
01
– Escolha um dos
temas abaixo para pesquisar e elaborar um trabalho à parte do roteiro do filme:
(reflexão mínimo 35 linhas)
a)
A pena de morte se implantada no Brasil, evitaria que casos como o do
ônibus 174 acontecessem.
b)
A História comprova. Negros,
pobres, favelados e marginalizados em geral por uma sociedade historicamente
injusta já estão condenados à morte.
c)
O documentário Ônibus 174 tenta “vitimizar” o bandido e coloca as
vítimas como a professora Geisa em segundo plano.
d)
"Se Cidade de Deus é um soco no estômago, Ônibus 174
é um pontapé em nossas consciências".
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