------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSOR
DJNI® - HISTÓRIA/JUNHO 2001 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PARA O MEGA TRABALHO DA OITAVA SÉRIE
EVITE TRANSFORMAR SEU TRABALHO EM UMA GRANDE “BOMBA”
DICAS PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
1º. Evitar ficar lendo quando
chegar seu momento de apresentar. Você pode ter um roteiro em mãos, mas deve
evitar ficar lendo porque isso não prende a atenção da sala. Leia um ou outro
trecho de texto ou livro que considerar importante! Faça um ensaio em casa!
Lembre-se que seu tempo de fala é limitado.
2º. Utilize de forma racional os
recursos. Imagens devem ser razoavelmente grandes para que todos a vejam. Por
exemplo; a imagem de uma tv de 20 polegadas é visualizada bem a uma distância
de 3 metros segundo alguns estudos. Evite micro imagens que ninguém vê. Evite
também ficar passeando na sala para mostrar as figuras.
3º. Comente seu tema fixando o
olhar e a atenção para o grupo. Assim você estabelece uma relação de diálogo
com seus colegas e não de “professor”. Da mesma forma como você conhece muito
sobre seu tema e está colaborando com seus colegas que não sabem, eles farão o
mesmo por você!
4º. Evite interromper as falas
de outros alunos do seu grupo. Respeite a vez de cada um!
5º. Procure não centralizar
muito suas explicações em torno de nomes e datas e sim sobre o eixo desse estudo;
o Socialismo. Procure realizar algo marcante para sua turma. Dedique-se!
Prepare-se! Capriche! Faça HISTÓRIA!
6º. Prepare-se com antecedência
caso você saiba que ficará nervoso. Faça um “ensaio” em casa! Apresente sua
explicação para alguém ou mesmo para os colegas do seu grupo. Sendo “treino”
você poderá corrigir eventuais erros.
7º. Tente estabelecer relações
com o que já foi falado ou com o que ainda vai ser explicado. Quanto maior o
número de articulações feitas, mais sentido o trabalho terá. Os assuntos não
são “gavetas” que se fecham em definitivo depois de explicadas. Mesmo o
trabalho de outro grupo está relacionado com o seu.
8º. Se for utilizar algum
recurso extra como som, vídeo ou rétro providencia-los antes do início da aula.
9º. Não citar EM HIPÓTESE
NENHUMA palavras ou qualquer tipo de informação que você não conheça!
10º. Antes do início do trabalho
volte a ler as apostilas entregues pelo professor. Veja o que está sendo
pedido! Relembre o que foi combinado e o que mais o professor chamou a atenção
sobre o trabalho durante a preparação!
11º. Utilize recursos complementares em sua
apresentação! Algo que chame a atenção do grupo. Uma foto, uma bandeira, um
gráfico, uma estatística ou qualquer chamativo que mobilize a atenção de seus
colegas no momento.
12º. Os convidados se houver,
ficaram com os minutos finais da apresentação. Eles podem fazer complementos
sobre o tema, perguntas aos alunos do grupo ou mesmo fazer uma análise do
assunto de forma mais geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário