sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dicas aos alunos. Trabalhos "bomba!"

arquivo extraído de disquetes 1/44 graças ao USB Portable Diskette Drive
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROFESSOR DJNI® - HISTÓRIA/JUNHO 2001 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O MEGA TRABALHO DA OITAVA SÉRIE

EVITE TRANSFORMAR SEU TRABALHO EM UMA GRANDE “BOMBA”














DICAS PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
1º.     Evitar ficar lendo quando chegar seu momento de apresentar. Você pode ter um roteiro em mãos, mas deve evitar ficar lendo porque isso não prende a atenção da sala. Leia um ou outro trecho de texto ou livro que considerar importante! Faça um ensaio em casa! Lembre-se que seu tempo de fala é limitado.
2º.     Utilize de forma racional os recursos. Imagens devem ser razoavelmente grandes para que todos a vejam. Por exemplo; a imagem de uma tv de 20 polegadas é visualizada bem a uma distância de 3 metros segundo alguns estudos. Evite micro imagens que ninguém vê. Evite também ficar passeando na sala para mostrar as figuras.
3º.     Comente seu tema fixando o olhar e a atenção para o grupo. Assim você estabelece uma relação de diálogo com seus colegas e não de “professor”. Da mesma forma como você conhece muito sobre seu tema e está colaborando com seus colegas que não sabem, eles farão o mesmo por você!
4º.     Evite interromper as falas de outros alunos do seu grupo. Respeite a vez de cada um!
5º.     Procure não centralizar muito suas explicações em torno de nomes e datas e sim sobre o eixo desse estudo; o Socialismo. Procure realizar algo marcante para sua turma. Dedique-se! Prepare-se! Capriche! Faça HISTÓRIA!
6º.     Prepare-se com antecedência caso você saiba que ficará nervoso. Faça um “ensaio” em casa! Apresente sua explicação para alguém ou mesmo para os colegas do seu grupo. Sendo “treino” você poderá corrigir eventuais erros.
7º.     Tente estabelecer relações com o que já foi falado ou com o que ainda vai ser explicado. Quanto maior o número de articulações feitas, mais sentido o trabalho terá. Os assuntos não são “gavetas” que se fecham em definitivo depois de explicadas. Mesmo o trabalho de outro grupo está relacionado com o seu.
8º.     Se for utilizar algum recurso extra como som, vídeo ou rétro providencia-los antes do início da aula.
9º.     Não citar EM HIPÓTESE NENHUMA palavras ou qualquer tipo de informação que você não conheça!
10º.  Antes do início do trabalho volte a ler as apostilas entregues pelo professor. Veja o que está sendo pedido! Relembre o que foi combinado e o que mais o professor chamou a atenção sobre o trabalho durante a preparação!
11º.   Utilize recursos complementares em sua apresentação! Algo que chame a atenção do grupo. Uma foto, uma bandeira, um gráfico, uma estatística ou qualquer chamativo que mobilize a atenção de seus colegas no momento.
12º.  Os convidados se houver, ficaram com os minutos finais da apresentação. Eles podem fazer complementos sobre o tema, perguntas aos alunos do grupo ou mesmo fazer uma análise do assunto de forma mais geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário