sexta-feira, 12 de julho de 2013

Série instruções. Provas versão 2003.

PROFESSOR DJNI®/História – série instruções 1 – 2003.
Cole essa folha no seu caderno! Ela será útil até o final do ano.


 Dicas para realizar uma boa prova


A fim de evitar atropelos com uma nova forma de avaliar suas provas, o professor DJNI®, apresenta orientações/dicas essenciais para que você realize boas avaliações. Perceba o que lhe é útil e acrescente ao que já sabe sobre o assunto! E boas provas!




1. Identificação;
Preencha os campos, nome, número e série. O nome é completo! Se for necessário abrevie um dos sobrenomes. O número de chamada é essencial, já que o professor transcreve sua nota final para um documento chamado Diário de Classe.


2. A caneta ou a lápis?
Sempre a caneta! Dê um caráter definitivo à sua prova! Já houve casos de provas feitas com lápis, serem modificadas durante a correção coletiva.


3. Rasura? NUNCA!
Se há algo intolerável em uma prova ou trabalho são as rasuras. É inevitável cometer um engano durante a prova, é verdade! Mas você deve se preparar para não transformar sua prova num vendaval de riscos de caneta.
Opção 1 – Caso esteja fazendo a prova e de repente! “Os árabes eram muito mais bem armados dos que os mouros”.Ao terminar a frase você notou que cometeu um erro ao comparar os árabes com os mouros, pois são quase da mesma origem étnica e religiosa! O que fazer se você não tem corretivo ou borracha? Rasurar? NUNCA! DE JEITO NENHUM! Proceda assim; “Os árabes eram muito mais bem armados dos que os (mouros), quer dizer, os cruzados”.
Opção 2 – Use corretivo com cuidado sem molhar demais a folha ou apagar toda a linha.


4. Sobre a qualidade dos seus textos;
São sugestões para tornar seu texto mais objetivo e completo! Evite as “preguiças textuais!” Por exemplo.
a) “Eles”, “elas”, “ele”, “ela” = identifique as pessoas pelo nome, origem ou grupo social.
b) “naquela época” = seja preciso, as provas de História hoje em dia tornaram irrelevantes o decorar datas e nomes, mas ao se referir ao tempo histórico dê uma dica a quem vai corrigir que você sabe do que está falando; “no século XVI”, “durante a Revolução Russa”, “na época em que os nativos brasileiros viviam livres no Brasil”.
c) “acho” = a palavra “acho” denota ausência de certeza, defenda suas opiniões sobre argumentos concretos e faça afirmações mostrando que sabe do que se trata! “acredito que...”, “com certeza...”, “segundo o que pude estudar...”, “a partir das discussões em sala...”.
d) “Pois os aviões Zero atacaram a base de Pearl Harbor” = Evite começar respostas utilizando a conjunção “pois”. Ocorre que ela direciona um outro posicionamento do texto. Começando um parágrafo sem qualquer ideia apresentada anteriormente, o “pois” fica desfocado!


5. Estudar.
Em qualquer hipótese de avaliação de História estude! Mesmo para uma avaliação com consulta é imprescindível dominar o conteúdo. Como? Lendo e relendo! Grife o texto a ser estudado! NUNCA deixe para trás uma palavra que você não conhece! Olhe seu significado no dicionário!


6. Vocabulário.
Você conseguirá produzir bons textos nas respostas escritas na medida que ampliar seu vocabulário! Sendo assim LEIA quantas vezes for necessário o conteúdo! Será indício que você domina o assunto na medida em que conseguir seja por escrito ou oralmente, explicar para alguém o que leu! Em rascunhos à parte REESCREVA os textos que leu utilizando o seu vocabulário! A leitura é a CHAVE para todos os segredos das avaliações!


7. “Invenções”.
Se não domina um assunto por não ter estudado ou tirado suas dúvidas a tempo, evitar inventar respostas ou como se diz popularmente “encher lingüiça na prova!” Basta deixar em branco ou escrever “não sei”.


8. O leitor de sua avaliação.
Teoricamente sua prova será lida por alguém que domina mais o conteúdo que você! No entanto, você deve supor que o professor VAI IMAGINAR O QUE VOCÊ QUERIA DIZER numa determinada frase onde você não lembrando dos dados essenciais, resolveu deixar em branco, apostando que o professor vai considerar o que você apenas pensou, mas não registrou. Isso não é real!


9. Por onde começar?
Leia a prova antes de começar! Elabore primeiro as respostas das questões que você realmente saberá responder.

10. Avaliação.
A prova escrita é apenas um dos instrumentos que o professor irá verificar se você domina ou não os conteúdos estudados. Caso você não vá bem, invista na recuperação em outras atividades! Mas principalmente pense que a avaliação escrita que você foi mal lhe serviu de indicativo em fatores que você terá que mudar para melhor.

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