quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto História e Cinema. Pearl Harbor.


ESCOLA DO SÍTIO CAMPINAS/SP – PROF. DJNI®/HISTÓRIA  junho de 2001 7ª e 8ª série.

ATIVIDADE: Ida ao cinema para assistir o filme Pearl Harbor.
ESTUDOS ENVOLVIDOS: História e cinema. Segunda Guerra Mundial e 60 anos do bombardeio japonês na base de Pearl Harbor.
TRABALHO: apresentar relatório pós-filme no último dia de aula do 1º semestre ou no início das aulas no 2º semestre.

INDICAÇÕES:
Filme: Pearl Harbor
Onde: Só nos cinemas. Galleria 4 e 6, Unimart 4, Sala Azul do Multicine Brasil e Iguatemi 2. (ver dias e horários no jornal).
Censura: 12 anos. Tempo da fita: 179 minutos.
Categoria: Drama de guerra.
Cotação do filme: êê (crítica especializada = regular)
                               êêê (professor = bom)
 HISTÓRIA E CINEMA
     Todo ano vemos em cartaz nos cinemas filmes dos mais variados estilos e assuntos. São dramas, romances, suspenses, terror, aventuras e ação. Cada vez se gasta mais dinheiro para produzir filmes ousados e assim levar o público para os cinemas. Entre tantos estilos e temas, assuntos históricos estão cada vez mais presentes nas telas. Para citar alguns “Coração Valente” (1997), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “Titanic” (1999), “O Patriota” e “O Gladiador” (2000) entre tantos outros. Ao tratar de temas históricos, o cinema se permite a fantasia-los para dar ritmo aos filmes. Muita coisa é inventada e não tem registro histórico. O personagem Maximus do filme “O Gladiador” nunca existiu! Porém as lutas entre os gladiadores e a política de “Pão e Circo” na Roma antiga sim! Agora em 2001, mais um filme com tema histórico. Pearl Harbor, leva às telas um tema doloroso para os norte americanos. O bombardeio japonês na base do pacífico em 7 de dezembro de 1941. Historicamente esse ato trouxe terríveis conseqüências. O objetivo deste trabalho está além da diversão de ir ao cinema. Vamos estudar os temas tratados na tela e discutirmos em sala. O aluno além de divertir-se despertará sua curiosidade sobre o que vê na tela. A pesquisa proposta pelo professor tentará responder; “Será que o mostrado na tela foi daquele jeito? Que informações estão faltando? O que realmente significa o mostrado? Quem fez o filme quis mostrar o que exatamente?”. 
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO
1º.     O trabalho é obrigatório e faz parte do programa de História para 2001.
2º.     Registrar o trabalho em folhas de papel almaço ou digita-los se possível. Não aceitarei em folhas de fichário ou de caderno espiral. Identificar bem o trabalho e fazer tudo com caneta.
3º.     Sendo menor de 12 anos o aluno não estará dispensado de fazer o trabalho. Ver como proceder mais adiante.
4º.     São duas as opções de entrega; 5/07/2001 último dia de aula do 1º semestre ou 02/08/2001 no retorno das férias.
5º.     Não aceitarei em hipótese nenhuma em datas que não sejam as do item 4º.
6º.     Siga corretamente as dicas a seguir para realizar um bom trabalho.
O TRABALHO – O QUE VOCÊ DEVERÁ APRESENTAR REGISTRADO SOBRE O FILME

PARTE 1 / A GEOGRAFIA
1.       Localize geograficamente; o Japão, a base de Pearl Harbor no Havaí e o Estados Unidos.
2.       Verifique as distâncias: Japão X Pearl Harbor – Pearl Harbor X EUA.
3.       Você deve fazer a localização gráfica (mapas) e por extenso, ou seja, explicativa.
4.       Por quê Pearl Harbor era tão importante para os norte americanos?
PARTE 2 / A POLÍTICA
1.       Por quê o Japão resolveu atacar Pearl Harbor?
2.       Por quê até o bombardeio os EUA se mantinham afastados da Segunda Guerra Mundial?
3.       O Japão era aliado com quem na Segunda Guerra Mundial?
4.       A crueldade dos japoneses é incontestável no episódio Pearl Harbor. No entanto os americanos também cometeram suas atrocidades jogando duas bombas atômicas no Japão. O que você sabe a respeito deste fato?

PARTE 3/MÁQUINAS DE GUERRA
Pesquise sobre as “estrelas” do filme. Se encontrar; potência, preço, quantidades, cores e modelos.
1.       Zero (aviões japoneses)
2.       P 40 (aviões norte americanos)
3.       Encouraçado Arizona (por quê o afundamento deste navio causou tanto trauma nos norte americanos?).

PARTE 4/PERSONAGENS
Quem são e quais suas influências no bombardeio de 7 de dezembro.
1.       Franklin D. Roosevelt
2.       Almirante Yamamoto.
3.       Imperador Hiroito.

PARTE 5/SIGNICADO DO BOMBARDEIO
Leia atentamente uma parte do roteiro do filme abaixo. A cena acontece no convés de um encouraçado japonês:
        “Yamamoto virou-se para Genda e disse: “Você treinou bem os pilotos, mas ninguém jamais atirou neles.” “Se conseguirmos a surpresa”, respondeu Genda, “os americanos oferecerão pouca resistência.” Genda estava entusiasmado e queria dizer mais, mas ele viu na expressão no rosto de Yamamoto que lhe disse o almirante estava perscrutando sua mente, exigindo que ela perguntasse a si mesma, mais uma vez o que poderia dar errado, e como qualquer erro podia ser evitado. Afinal, Yamamoto disse: “Organize grupos de operadores de rádio para enviarem mensagens que os americanos interceptarão, relativas  a cada alvo em potencial no Pacifico. Inclua o Havaí – o tumulto ficará ainda mais confuso desse jeito.”
        Genda compreendeu, e sorriu. “Brilhante almirante.” ‘Um homem brilhante”, respondeu Yamamoto, “teria encontrado uma maneira de não entrar em guerra.”
1.       Faça uma reflexão do que está grifado relembrando o filme.

PARTE 6/HISTÓRIA CRÍTICA
1.       Você percebeu uma supervalorização do espírito nacionalista norte americano durante o filme?
2.       Na sua opinião o filme tenta criar as figuras do “mocinho” e “bandido”? Justifique suas respostas.
3.       Você percebeu como os japoneses são mostrados de forma diferenciada (fisionomia, expressões) dos norte americanos no filme?  O que você percebeu?
4.       O filme na sua opinião procurou reforçar a idéia do “herói” muito freqüente nos filmes de ação? Se SIM, quais personagens e cenas deixam isso claro?

5.       O filme e a pesquisa ajudaram-lhe a entender melhor sobre o assunto? Explique suas conclusões e impressões sobre.



ONDE PESQUISAR?

1 – REVISTAS:
Revista SET, edição de junho/2001 nº 168, ano 15, nº 6, Editora Peixes.
Revista National Geographic de junho/2001 (matéria de capa Pearl Harbor)
Veja e ISTOÉ, edições da semana de 1º de junho.
Livro: Pearl Harbor de Randall Wallace, Ediouro, 347 páginas.

2 – INTERNET
resenha on line do livro = www.ediouro.com.br
      se precisar tirar dúvidas com o professor = apdeassis@aol.com

 3 – TV a CABO
Programa: “Pearl Harbor – Legado do Ataque” da National Geographic Channel. Próxima apresentação dia 24 de junho, 17 e 22 horas. Disponível na NET/SKY e em outras operadoras de tv por assinatura. É possível nova reapresentação. 

6 comentários: