ESCOLA
DO SÍTIO CAMPINAS/SP – PROF. DJNI®/HISTÓRIA junho de 2001 7ª e 8ª série.
ATIVIDADE: Ida ao cinema para assistir o
filme Pearl Harbor.
ESTUDOS ENVOLVIDOS: História e cinema.
Segunda Guerra Mundial e 60 anos do bombardeio japonês na base de Pearl Harbor.
TRABALHO: apresentar relatório pós-filme no
último dia de aula do 1º semestre ou no início das aulas no 2º semestre.
INDICAÇÕES:
Filme: Pearl Harbor
Onde: Só nos cinemas. Galleria 4 e 6, Unimart
4, Sala Azul do Multicine Brasil e Iguatemi 2. (ver dias e horários no jornal).
Censura: 12 anos. Tempo da fita: 179 minutos.
Categoria: Drama de guerra.
Cotação do filme: êê
(crítica especializada = regular)
êêê
(professor = bom)
HISTÓRIA E CINEMA
Todo ano vemos em cartaz nos cinemas filmes dos mais
variados estilos e assuntos. São dramas, romances, suspenses, terror, aventuras
e ação. Cada vez se gasta mais dinheiro para produzir filmes ousados e assim
levar o público para os cinemas. Entre tantos estilos e temas, assuntos
históricos estão cada vez mais presentes nas telas. Para citar alguns “Coração
Valente” (1997), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “Titanic” (1999), “O
Patriota” e “O Gladiador” (2000) entre tantos outros. Ao tratar de temas
históricos, o cinema se permite a fantasia-los para dar ritmo aos filmes. Muita
coisa é inventada e não tem registro histórico. O personagem Maximus do filme
“O Gladiador” nunca existiu! Porém as lutas entre os gladiadores e a política
de “Pão e Circo” na Roma antiga sim! Agora em 2001, mais um filme com tema
histórico. Pearl Harbor, leva às telas um tema doloroso para os norte
americanos. O bombardeio japonês na base do pacífico em 7 de dezembro de 1941.
Historicamente esse ato trouxe terríveis conseqüências. O objetivo deste
trabalho está além da diversão de ir ao cinema. Vamos estudar os temas tratados
na tela e discutirmos em sala. O aluno além de divertir-se despertará sua
curiosidade sobre o que vê na tela. A pesquisa proposta pelo professor tentará
responder; “Será que o mostrado na tela foi daquele jeito? Que informações
estão faltando? O que realmente significa o mostrado? Quem fez o filme quis
mostrar o que exatamente?”.
ORIENTAÇÕES
GERAIS PARA O TRABALHO
1º.
O trabalho é obrigatório e faz parte do programa de
História para 2001.
2º.
Registrar o trabalho em folhas de papel almaço ou
digita-los se possível. Não aceitarei em folhas de fichário ou de caderno
espiral. Identificar bem o trabalho e fazer tudo com caneta.
3º.
Sendo menor de 12 anos o aluno não estará dispensado de
fazer o trabalho. Ver como proceder mais adiante.
4º.
São duas as opções de entrega; 5/07/2001 último dia de
aula do 1º semestre ou 02/08/2001 no retorno das férias.
5º.
Não aceitarei em hipótese nenhuma em datas que não sejam
as do item 4º.
6º.
Siga corretamente as dicas a seguir para realizar um
bom trabalho.
O
TRABALHO – O QUE VOCÊ DEVERÁ APRESENTAR REGISTRADO SOBRE O FILME
PARTE
1 / A GEOGRAFIA
1.
Localize geograficamente; o Japão, a base de Pearl
Harbor no Havaí e o Estados Unidos.
2.
Verifique as distâncias: Japão X Pearl Harbor – Pearl
Harbor X EUA.
3.
Você deve fazer a localização gráfica (mapas) e por
extenso, ou seja, explicativa.
4.
Por quê Pearl Harbor era tão importante para os norte
americanos?
PARTE
2 / A POLÍTICA
1.
Por quê o Japão resolveu atacar Pearl Harbor?
2.
Por quê até o bombardeio os EUA se mantinham afastados
da Segunda Guerra Mundial?
3.
O Japão era aliado com quem na Segunda Guerra Mundial?
4.
A crueldade dos japoneses é incontestável no episódio
Pearl Harbor. No entanto os americanos também cometeram suas atrocidades
jogando duas bombas atômicas no Japão. O que você sabe a respeito deste fato?
PARTE
3/MÁQUINAS DE GUERRA
Pesquise
sobre as “estrelas” do filme. Se encontrar; potência, preço, quantidades, cores
e modelos.
1.
Zero (aviões japoneses)
2.
P 40 (aviões norte americanos)
3.
Encouraçado Arizona (por quê o afundamento deste navio
causou tanto trauma nos norte americanos?).
PARTE
4/PERSONAGENS
Quem
são e quais suas influências no bombardeio de 7 de dezembro.
1. Franklin D. Roosevelt
2. Almirante Yamamoto.
3. Imperador Hiroito.
PARTE
5/SIGNICADO DO BOMBARDEIO
Leia
atentamente uma parte do roteiro do filme abaixo. A cena acontece no convés de
um encouraçado japonês:
“Yamamoto
virou-se para Genda e disse: “Você treinou bem os pilotos, mas ninguém jamais
atirou neles.” “Se conseguirmos a surpresa”, respondeu Genda, “os americanos
oferecerão pouca resistência.” Genda estava entusiasmado e queria dizer mais,
mas ele viu na expressão no rosto de Yamamoto que lhe disse o almirante estava
perscrutando sua mente, exigindo que ela perguntasse a si mesma, mais uma vez o
que poderia dar errado, e como qualquer erro podia ser evitado. Afinal,
Yamamoto disse: “Organize grupos de operadores de rádio para enviarem mensagens
que os americanos interceptarão, relativas
a cada alvo em potencial no Pacifico. Inclua o Havaí – o tumulto ficará
ainda mais confuso desse jeito.”
Genda
compreendeu, e sorriu. “Brilhante almirante.” ‘Um homem brilhante”,
respondeu Yamamoto, “teria encontrado uma maneira de não entrar em guerra.”
1.
Faça uma reflexão do que está grifado relembrando o
filme.
PARTE 6/HISTÓRIA CRÍTICA
1.
Você percebeu uma supervalorização do espírito
nacionalista norte americano durante o filme?
2.
Na sua opinião o filme tenta criar as figuras do
“mocinho” e “bandido”? Justifique suas respostas.
3.
Você percebeu como os japoneses são mostrados de
forma diferenciada (fisionomia, expressões) dos norte americanos no filme? O que você percebeu?
4.
O filme na sua opinião procurou reforçar a idéia do
“herói” muito freqüente nos filmes de ação? Se SIM, quais personagens e cenas
deixam isso claro?
5.
O filme e a pesquisa ajudaram-lhe a entender melhor
sobre o assunto? Explique suas conclusões e impressões sobre.
ONDE PESQUISAR?
1 – REVISTAS:
Revista SET, edição de junho/2001 nº
168, ano 15, nº 6, Editora Peixes.
Revista National Geographic de
junho/2001 (matéria de capa Pearl Harbor)
Veja e ISTOÉ, edições da semana de 1º
de junho.
Livro: Pearl Harbor de Randall
Wallace, Ediouro, 347 páginas.
2 – INTERNET
site oficial do filme = http://www.filmes.netpearlharbor/home.html
se
precisar tirar dúvidas com o professor = apdeassis@aol.com
3 – TV a CABO
Programa: “Pearl Harbor – Legado do
Ataque” da National Geographic Channel. Próxima apresentação dia 24 de junho,
17 e 22 horas. Disponível na NET/SKY e em outras operadoras de tv por
assinatura. É possível nova reapresentação.
|
Cadê as respostas?
ResponderExcluircade as resposta eu preciso muito, ugente
ResponderExcluirVocê conseguiu as respostas?
ExcluirNão!
ExcluirEu preciso muito da respostar da parte 6 da hitoria
ResponderExcluirCade as respostas??
ResponderExcluir