PENSE/RESPONDA/PENSE/RESPONDA/PENSE/RESPONDA/PENSE/RESPONDA/PE
TRABALHO HISTÓRIA E CINEMA 3
Instruções:
1 – Este trabalho deverá ser entregue na aula
seguinte após a conclusão da exibição do vídeo.
2 – O trabalho deverá ser feito em folha de papel
almaço ou digitado. Se feito à mão é obrigatório com caneta.
3 – O professor não aceitará trabalhos rasurados,
feitos com lápis, em folhas de caderno espiral, fichário e sem identificação
completa; nome, número, série, data, matéria e professor.
4 – O professor se reserva no direito de aceitar
trabalhos fora do dia marcado mediante a apresentação de atestados médicos ou
comunicado escrito e assinado por um responsável.
5 – Utilize as apostilas entregues que tratam do
filme para localizar-se nas respostas.
6 – É necessária muita atenção durante a exibição do
filme. Faça anotações e tente ir respondendo as questões propostas.
Professor
DJNI®
- junho 2001
1 – Pelo que você viu no filme,
leu nos textos e discutiu em sala, como descreveria o Brasil do século 19 nos
seguintes aspectos; a) A sociedade – b) A política – c) A economia – d) O
trabalho.
2 – Por quê historicamente o
Barão de Mauá representa um ponto de mutação no processo de escravidão negra do
Brasil? No filme há cenas que mostram o que é perguntado. Responda relacionando
as cenas.
3 – Como você descreveria Irineu
Evangelista de Souza em três tempos?
1 – Preparando sua carreira empresarial.
2 – O sucesso como empresário no Império. 3 – A falência.
4 – O filme destaca os principais
avanços tecnológicos trazidos por Mauá ao Brasil. Relembre-os.
5 – Como você entendeu o conflito
direto entre Mauá e o Visconde de Barbacena ou Sr. Feitosa?
6 – Que contrastes você percebeu
entre a visão de mundo e economia de D. Pedro II e Mauá?
7 – Na sua opinião é oportuno
hoje estudarmos a história de um empresário perseguido durante o Império?
8 – Você seria capaz de traçar um
paralelo entre o Brasil do século 19 e o atual? Do governo de D.Pedro II e de
FHC? De Mauá e algum empresário atual que você conheça?
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