quinta-feira, 11 de julho de 2013

Texto. Deus fala pela Política.

Talvez um dos mais antigos textos que escrevi para divulgação. O ano deve ser 1996. Escrito a pedido dos editores de um boletim católico a ser distribuído entre fiéis de um bairro periférico de Campinas.

DEUS TAMBÉM NOS FALA PELA POLÍTICA!

  
Gostaria de agradecer aos leitores desta coluna na última edição que, me procuraram para conversar sobre as idéias lá destacadas. Legal saber que o povo quer sim discutir política mesmo nesta época tão difícil.
            Às vésperas de momentos importantes do calendário pastoral social de nossa igreja, o plebiscito sobre a Dívida Externa e as eleições de 1º de outubro, quero fazer algumas reflexões a respeito.
            Deus é a maior expressão de amor do universo. Expressão essa quase incompreensível. Uma força sem formato, invisível, trino, uno, indivisível e onipresente! Amou-nos tanto que fez um PROJETO. Que projeto era esse? Criar o mundo e o homem dividindo assim seu amor. O projeto original de Deus possui tudo que há de melhor no ser humano e na natureza. O que anda errado em nosso meio, creio ser desnecessário dizer de quem é a culpa, certo?
            Pois bem, a política como forma de organização entre os homens, conforme lemos no último jornal é algo bom também! O problema é que cada sociedade elaborou seu PROJETO. A sociedade que vivemos hoje se gostamos dela ou não é resultado de projetos políticos em andamento.  É tempo de pensarmos que para votar não basta ter um nome em mente! É preciso conhecer os projetos de cada partido. Mas o que seriam esses projetos? Simples. Que tipo de sociedade um determinado partido político propõe? Quais interesses estão em primeiro lugar? O partido político apresenta seus candidatos como super heróis? Simples seres humanos que vão resolver tudo? Pois bem, a sociedade que eles propõem dispensa VOCÊ eleitor depois do voto. Desacreditam no povo como expressão de participação na vida política!
            O que digo agora você já sabe! Vou interpretar diferente! Deus nos deu em detalhes o seu PROJETO POLÍTICO DE SOCIEDADE - A VIDA DE JESUS! O único projeto político que nós católicos devemos ter em mente! O que Jesus fez, falou, ensinou e viveu explica o desejo de Deus para nossa sociedade. Esse projeto deve ser nossa medida. Nosso parâmetro na hora do voto! Política se constrói no campo das idéias! Não adianta o candidato jurar que é honesto, sincero e que tenha feito “isso ou aquilo”. Se ele está ligado a um PROJETO POLÍTICOque valoriza outras coisas então de nada adianta todos esses valores. Sendo assim o partido político é mais importante que o candidato. Mas na TV eles falam diferente! Na história da política brasileira o partido sempre ficou em segundo lugar. Desde o início a política foi coordenada por homens ricos e esta mentalidade vive até hoje. Mas isso é errado!
            Neste sentido é que vou dar ao leitor um exemplo de como um PROJETO POLÍTICO pode ser danoso. Faça uma lembrança de tudo que está acontecendo hoje no país. Lembre do que Fernando Henrique Cardoso tem feito como presidente. Pois bem, vejamos qual é oPROJETO POLÍTICO do partido dele? Compare amigo leitor com o projeto de Deus por meio de Jesus. O que tem a ver?
            PROJETO POLÍTICO dessa gente inclui o desemprego, violência, falência da saúde e educação, fim dos direitos dos trabalhadores e a DÍVIDA EXTERNA. De 2 a 7 de setembro, nossa igreja vai mobilizar-se através de um plebiscito para perguntar se devemos ou não continuar pagando essa conta que não é nossa! Em dezembro de 99, eram 237 bilhões de dólares. Só Fernando Henrique aumentou 90 bilhões desde que assumiu a presidência. De juros pagamos neste mesmo período 126 bilhões! Gente entendida no assunto, já provou que pagamos essa dívida várias vezes, só acertando os juros!  A gente acha que não tem nada a ver com isso! Mas você caro leitor, chefe de família é devedor também! Hoje você deve por volta de 11 mil dólares e nem sabe disso! Paga essa dívida, comprando com altos juros todos os produtos que necessita. Ficando desempregado, sem hospitais, segurança e escola descente!
            Procure conhecer todos os PROJETOS POLÍTICOS que se apresentam nestas eleições. Essa cambada comprometida em pagar a dívida que tem escravizado nosso povo, não pode continuar governando nosso país.  Muito menos nossa cidade. Pense, discuta com os amigos e jamais dê seu voto a qualquer nome! Seu voto poderá ou não nos manter neste cativeiro da DÍVIDA E(X)TERNA!
DONIZETE ASSIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário