FOLHA DA HISTÓRIA G
Colégio
Farroupilha – Prof. DJNI® - HISTÓRIA- Setembro de
2005.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11/09 – WTC FOUR YEARS AGO!
(Uma
tragédia dos EUA para o mundo!)
A
|
pós os atentados terroristas nos EUA, o mundo
nunca mais foi o mesmo. Fraturou-se a coluna dos últimos cem anos de História
do mundo ocidental. Vivemos hoje um sentimento de medo permanente diante do
terrorismo e da guerra. Entender o que está acontecendo hoje, é voltar no tempo
e reviver o 11 de setembro de 2001. A cada ano novas informações vão revelando
o real tamanho daquela tragédia. Nossos corações e mentes possuem uma só
certeza após àquelas horas de horror e morte; o mundo nunca mais seria o mesmo,
e realmente não foi!
Projeto Curiosidades (5ª a 6ª séries)
Projeto Análise de Conjuntura (8ª série)
Tema
de setembro: “Quatro anos dos atentados no WTC”
Assunto
do momento! Revista “Aventuras na História”, matéria de capa. Lançamento do
livro mais aguardado do ano; “102 Minutos de Jim Dwyer e Kevin Flynn, Jorge
Zahar Editor” (livro será lançado no mês de setembro).
Veja como desenvolver o seu
trabalho;
1º É necessário adquirir em qualquer
banca de jornal a revista “Aventuras na História”, edição nº 25 (veja a
capa acima). Seu preço; R$ 8.95.
2º Ler a matéria “102 minutos”
da página 26 até 35.
3º Desenvolver a partir da
leitura feita, as ações indicadas neste roteiro.
PARTE I: HISTÓRIA e AÇÃO:
-
Descrever o 11 de
Setembro de 2001 em Nova York. Com suas palavras, conte o que descobriu lendo a
matéria da revista ou em pesquisas complementares. Conte como foram as horas de
horror e pânico nas Torres Gêmeas.
PARTE II: HISTÓRIA e
FICÇÃO:
-
Utilizando sua
criatividade, crie um personagem fictício (imaginário) e coloque-o em Nova York
no dia 11 de setembro de 2001. Crie a história do seu personagem da hora em que
acorda até o momento em que vai estar em algum dos prédios do World Trade
Center. Lembre-se de identificar bem seu personagem; nome, idade, sexo,
detalhes físicos, sua profissão, empresa que trabalha no WTC. Como ele vê,
sente e entende os atentados? Morre ou sobrevive? Sobrevivendo, quais as
conseqüências do atentado em sua vida?
PARTE III: HISTÓRIA e
IMAGEM:
-
Em uma folha de
sulfite, organize uma imagem que mostre sua visão sobre o atentado de 11/09.
Pode ser desenho, colagem de fotos de jornal, revista, grafite ou qualquer
outro tipo de expressão.
PARTE IV – HISTÓRIA
e CONHECIMENTO:
-
Pesquise sobre as
causas históricas que levaram os EUA a sofrerem o pior atentado da História!
Que relação há com a guerra contra o Afeganistão (2001), contra o Iraque (2003)
e os outros graves atentados na Espanha (11/03/2004) e na Inglaterra neste ano?
-
Observação aos alunos de oitava série; a análise
de conjuntura no mês de setembro será com informações desta parte do trabalho.
PARTE V – HISTÓRIA, PENSAMENTO e AUTORIA:
-
Após o contato com a revista e demais materiais que
utilizar para este trabalho, pare um pouco para refletir muito! Elabore com
suas palavras uma conclusão pessoal continuando a introdução proposta abaixo;
-
“Após quatro anos dos atentados de 11/09
percebo que o mundo...”
102 Minutos
A história inédita da luta pela vida nas Torres
Gêmeas
102 minutos. Entre o
instante em que o primeiro avião atingiu a Torre Sul do World Trade Center, às
8h46 do dia 11 de setembro de 2001, e o momento em que a Torre Norte desabou,
passaram-se 102 minutos. É este intervalo de tempo que os jornalistas Jim Dwyer
e Kevin Flynn, repórteres do New York Times, recriam nesse livro
eletrizante. Para isso, adotam uma estratégia reveladora: dar voz às pessoas
que estavam dentro dos prédios naquele momento. A partir de centenas de
entrevistas com agentes de resgate e sobreviventes, documentos oficiais,
gravações de telefonemas, e-mails e transcrições de pedidos de socorro nos
serviços de emergência, produzem uma reportagem investigativa de primeira
qualidade. Expõem também, de forma dramática, os motivos das falhas nos
serviços de bombeiros e da polícia de Nova York – que o mundo todo reputava
como impecáveis.
A excepcional habilidade narrativa dos autores, somada a esclarecedores
diagramas da estrutura das torres, reconstitui para o leitor a confusão e o
caos que dominaram o ambiente no interior dos prédios. Um relato implacável,
que traz à tona detalhes impressionantes, encontros fortuitos, reações
intempestivas, momentos de heroísmo e incompetência – e muito sofrimento.
PARA
DESENVOLVER ESSE TRABALHO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ SAIBA!
1º - Não é obrigatório entregar digitado. Se for
entregar escrito a mão, faça em folhas de papel almaço. O professor não
aceitará trabalhos feitos em folhas de fichário e caderno.
2º - Não serão aceitos trabalhos com rasuras,
rabiscos, amassados ou feito de qualquer jeito. Por exemplo; digitado uma parte
e escrito em outra!
3º - Faça revisão dos textos que produzir. Peça
ajuda! Use dicionários e consulte professores!
4º - Textos impressos diretos da internet e
entregues como se fossem seus significam CRIME AUTORAL. É plágio! (ver
dicionário). Pesquise na internet e trabalhe com as informações que conseguir
elaborando seus textos! Se desejar entregar os textos pesquisados, você deverá
abrir um espaço para anexos.
5º - Você estará montando um portfólio! Portfólio significa
um conjunto de trabalhos diferentes sobre um mesmo assunto. Juntos formam uma
visão do autor. Sendo assim faça a capa que o professor explicar em sala!
6º - O professor DJNI
vai organizar com os trabalhos entregues um “canto de leitura” na escola com os
alunos que quiserem saber além do que pesquisou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário