domingo, 14 de julho de 2013

Folha da História. 11/09 Four Years Ago

FOLHA DA HISTÓRIA G
Colégio Farroupilha – Prof. DJNI® - HISTÓRIA- Setembro de 2005.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11/09 – WTC FOUR YEARS AGO!
(Uma tragédia dos EUA para o mundo!)

     A
pós os atentados terroristas nos EUA, o mundo nunca mais foi o mesmo. Fraturou-se a coluna dos últimos cem anos de História do mundo ocidental. Vivemos hoje um sentimento de medo permanente diante do terrorismo e da guerra. Entender o que está acontecendo hoje, é voltar no tempo e reviver o 11 de setembro de 2001. A cada ano novas informações vão revelando o real tamanho daquela tragédia. Nossos corações e mentes possuem uma só certeza após àquelas horas de horror e morte; o mundo nunca mais seria o mesmo, e realmente não foi! 

Projeto Curiosidades (5ª a 6ª séries)
Projeto Análise de Conjuntura (8ª série)
Tema de setembro: “Quatro anos dos atentados no WTC”
Assunto do momento! Revista “Aventuras na História”, matéria de capa. Lançamento do livro mais aguardado do ano; “102 Minutos de Jim Dwyer e Kevin Flynn, Jorge Zahar Editor” (livro será lançado no mês de setembro).

Veja como desenvolver o seu trabalho;
1º É necessário adquirir em qualquer banca de jornal a revista “Aventuras na História”, edição nº 25 (veja a capa acima). Seu preço; R$ 8.95.
2º Ler a matéria “102 minutos” da página 26 até 35.
3º Desenvolver a partir da leitura feita, as ações indicadas neste roteiro.
PARTE I: HISTÓRIA e AÇÃO:
-          Descrever o 11 de Setembro de 2001 em Nova York. Com suas palavras, conte o que descobriu lendo a matéria da revista ou em pesquisas complementares. Conte como foram as horas de horror e pânico nas Torres Gêmeas.
PARTE II: HISTÓRIA e FICÇÃO:
-          Utilizando sua criatividade, crie um personagem fictício (imaginário) e coloque-o em Nova York no dia 11 de setembro de 2001. Crie a história do seu personagem da hora em que acorda até o momento em que vai estar em algum dos prédios do World Trade Center. Lembre-se de identificar bem seu personagem; nome, idade, sexo, detalhes físicos, sua profissão, empresa que trabalha no WTC. Como ele vê, sente e entende os atentados? Morre ou sobrevive? Sobrevivendo, quais as conseqüências do atentado em sua vida?
PARTE III: HISTÓRIA e IMAGEM:
-          Em uma folha de sulfite, organize uma imagem que mostre sua visão sobre o atentado de 11/09. Pode ser desenho, colagem de fotos de jornal, revista, grafite ou qualquer outro tipo de expressão.

 PARTE IV – HISTÓRIA e CONHECIMENTO:
-          Pesquise sobre as causas históricas que levaram os EUA a sofrerem o pior atentado da História! Que relação há com a guerra contra o Afeganistão (2001), contra o Iraque (2003) e os outros graves atentados na Espanha (11/03/2004) e na Inglaterra neste ano?
-          Observação aos alunos de oitava série; a análise de conjuntura no mês de setembro será com informações desta parte do trabalho.
PARTE V – HISTÓRIA, PENSAMENTO e AUTORIA:
-          Após o contato com a revista e demais materiais que utilizar para este trabalho, pare um pouco para refletir muito! Elabore com suas palavras uma conclusão pessoal continuando a introdução proposta abaixo;
-          “Após quatro anos dos atentados de 11/09 percebo que o mundo...”


102 Minutos
A história inédita da luta pela vida nas Torres Gêmeas

102 minutos. Entre o instante em que o primeiro avião atingiu a Torre Sul do World Trade Center, às 8h46 do dia 11 de setembro de 2001, e o momento em que a Torre Norte desabou, passaram-se 102 minutos. É este intervalo de tempo que os jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, repórteres do New York Times, recriam nesse livro eletrizante. Para isso, adotam uma estratégia reveladora: dar voz às pessoas que estavam dentro dos prédios naquele momento. A partir de centenas de entrevistas com agentes de resgate e sobreviventes, documentos oficiais, gravações de telefonemas, e-mails e transcrições de pedidos de socorro nos serviços de emergência, produzem uma reportagem investigativa de primeira qualidade. Expõem também, de forma dramática, os motivos das falhas nos serviços de bombeiros e da polícia de Nova York – que o mundo todo reputava como impecáveis. 
A excepcional habilidade narrativa dos autores, somada a esclarecedores diagramas da estrutura das torres, reconstitui para o leitor a confusão e o caos que dominaram o ambiente no interior dos prédios. Um relato implacável, que traz à tona detalhes impressionantes, encontros fortuitos, reações intempestivas, momentos de heroísmo e incompetência – e muito sofrimento. 


PARA DESENVOLVER ESSE TRABALHO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ SAIBA!
1º - Não é obrigatório entregar digitado. Se for entregar escrito a mão, faça em folhas de papel almaço. O professor não aceitará trabalhos feitos em folhas de fichário e caderno.
2º - Não serão aceitos trabalhos com rasuras, rabiscos, amassados ou feito de qualquer jeito. Por exemplo; digitado uma parte e escrito em outra!
3º - Faça revisão dos textos que produzir. Peça ajuda! Use dicionários e consulte professores!
4º - Textos impressos diretos da internet e entregues como se fossem seus significam CRIME AUTORAL. É plágio! (ver dicionário). Pesquise na internet e trabalhe com as informações que conseguir elaborando seus textos! Se desejar entregar os textos pesquisados, você deverá abrir um espaço para anexos.
5º - Você estará montando um portfólio! Portfólio significa um conjunto de trabalhos diferentes sobre um mesmo assunto. Juntos formam uma visão do autor. Sendo assim faça a capa que o professor explicar em sala!
6º - O professor DJNI vai organizar com os trabalhos entregues um “canto de leitura” na escola com os alunos que quiserem saber além do que pesquisou! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário