quarta-feira, 10 de julho de 2013

Experiências nas escolas particulares.

Entre 1998 e 2001, desenvolvi projetos no ensino da História focando aspectos da política nacional contemporânea. Na época, o PT ainda era oposição. Mal sonhávamos no que se transformaria o Brasil uma década depois de todas aquelas discussões e atividades.

   Imagens do meu trabalho 4
2000
Escola Curumim
Campinas SP

O aluno Willians, 5ª série,  participa da quadrilha temática dentro de uma proposta multi disciplinar. Após a dança típica, a "tropa de choque" invade a quadra para reprimir a manifestação dos caipiras. Alusão a pancadaria contra os professores da rede pública no mês de maio daquele ano. Os alunos lembraram as tantas greves do funcionalismo público pelo país.
2000
Escola Curumim
Campinas SP

"Projeto Eleições". Na Festa da Primavera na escola realizada tradicionalmente no mês de setembro, organizamos um estande contendo folhetos, adesivos, bandeiras, santinhos e demais materiais dos candidatos a prefeito e vereador para a cidade de Campinas. Na foto, a professora de Ciências e vice-diretora da escola Simone, beija a cédula na simulação de voto para prefeito. Na ocasião o então candidato do Partido dos Trabalhadores, Toninho venceu com 98% de votos nossa simulação. Na vida real, ele também venceria as eleições de outubro. Infelizmente foi assassinado depois de 9 meses que tomou posse.
2000
Escola Curumim
Campinas SP

"Projeto Eleições". O estande montado por este professor contava também com uma fita de vídeo contendo 30 minutos de propaganda eleitoral. Depois de várias discussões em sala, os alunos da então 8ª série organizaram visitas aos comitês eleitorais da cidade onde tiveram a oportunidade de entrevistar os candidatos a prefeito. Textos com as entrevistas também compunham o estande. 
2001
Escola do Sítio
Campinas SP

Os alunos Eduardo à frente e Thiago Freitas mais ao fundo, ambos da então 7ª série, explicam para crianças de séries iniciais as causas técnicas, econômicas e políticas sobre a crise de energia no Brasil. Reflexões numa perspectiva histórica buscando raízes desde o processo de implantação na indústria no país até a ausência de um plano mais efetivo de ampliação das redes de transmissão por parte do governo atual.
2001
Escola do Sítio
Campinas SP

Várias equipes se organizaram para a exposição do "Apagão". Uma delas, organizou uma sistemática busca nos órgãos de imprensa. Além de um farto dossiê, outra equipe selecionou os textos mais simples de serem lidos para serem fixados nesta lâmpada "gigante". Outra equipe organizou enquetes na escola, questionando a responsabilidade pela crise. Na ambientação houve ainda um mapa do Brasil legendado com lâmpadas acesas e apagadas sobre os estados com risco eminente do corte de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário