terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Questão para vestibulinho.


Vestibulinho CEFAM Campinas 2000 – Avaliação de História
C
om a redemocratização política brasileira a partir de 1984, o ensino de História passou por uma série de revisões, tendo em vista que durante o Regime Militar os conhecimentos históricos eram vinculados a subversão segundo os governos militares.
            Desde então o conhecimento da História passou a ser estudado sob uma nova ótica. Ação que altera as relações em sala de aula. O aluno não deve ser mero reprodutor de conhecimentos acabados. A reflexão dos acontecimentos e dos personagens envolvidos nas tramas da humanidade ao longo de suas História, passam a ser essenciais para um entendimento da realidade.
            Segundo o que acaba de ler e num olhar detalhado do desenho acima, escolha as frases abaixo que correspondam à presença de uma nova forma de estudar História.
            I – O ensino de História nas escolas foi totalmente proibido, durante o regime militar (1964 - 1984).
                II – A professora do desenho é uma educadora atualizada e sintonizada com as mudanças do conhecimento               histórico.
                III – A História perdeu a importância nos anos de ditadura, afinal com um governo centralizado é desnecessário        conhecer esses conteúdos.
                IV – O questionamento que o aluno fez à sua professora, na realidade mostra a falta de educação e respeito aos mais velhos, característico das novas gerações de adolescentes.
                V – O novo ensino de História passou a exigir novas posturas tanto de alunos como de professores dentro da sala de aula.
Agora assinale a alternativa que mais lhe corresponder a realidade do que foi colocado.
a)       Todas as assertivas estão corretas.
b)       Apenas a I e IV estão corretas.
c)       As assertivas II, IV e V estão totalmente erradas.
d)       Com exceção da V todas estão corretas.
e)       As assertivas I e V estão corretas.
Justifique com suas palavras as alternativas que você escolheu;

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