ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA O ESTUDO DO
MEIO
“MARIA FUMAÇA”
CEFAM Padre Ismael Simões – Campinas/SP / Professor DONI - Abril 2000
Orientações iniciais:
1ª) A atividade de observação do meio estudado é
individual. Tenha no local estudado, meios para suas anotações. Fique atento a
tudo que puder olhar e ouvir.
2ª) Transcreva todos os dados verificados em seu
caderno. Posteriormente essas anotações lhe ajudaram a fazer o trabalho
solicitado.
3ª) O trabalho deverá ser apresentado em folha de
papel almaço.
4ª) Trabalhos idênticos, serão anulados.
5ª) Utilize o texto sobre a História da Ferrovia,
como apoio e pesquisa ao trabalho.
6ª) Verifique abaixo, qual trabalho está
destinado a sua turma.
Questões para os 1ºs anos;
1) A
ferrovia, segundo você pôde observar, possibilita o aprendizado sobre uma série
de aspectos históricos. Faça uma relação destes aspectos.
2) Que
revoluções o trem trouxe com sua invenção? Ao chegar no Brasil, quem exatamente
foi beneficiado?
3) Que
fontes de pesquisa você percebeu ao longo do estudo e que na sua avaliação vão
permitir aos historiadores um estudo amplo a respeito da época em que os trens
eram os principais meios de transportes do país?
Questões para os
2ºs anos:
1) Durante
todo roteiro de nosso Estudo do Meio, quais aspectos lhe chamaram a atenção?
Seus sentidos entraram em ação? Em que momento?
2) A
“Maria Fumaça” permite muitas “viagens” pelo conhecimento histórico. Quais
objetos e construções você considerou os mais ricos neste sentido.
3) Pelo
que você viu e ouviu durante o estudo, de que forma imagina que tenha sido a
vida das pessoas na época da chegada do trem no país? (releia seu texto,
discuta com colegas e professor)!
4) No
raciocínio do texto de Ruben Alves, como despertar o interesse do aluno de 14
anos utilizando todo roteiro da Estação Anhumas como objeto de estudo?
Questões para os 3ºs anos
1)
Que ligações você percebeu dos
aspectos vistos em nosso estudo com o cotidiano das pessoas que viveram na
época áurea da “Maria Fumaça?”
2)
Todo patrimônio visto no roteiro é
resultado de um longo processo de pesquisa. Do que você pôde observar, que aspectos despertaram seus sentidos com
relação à História e a prática dos historiadores?
Como você descreveria o comportamento das
pessoas no período em que tudo que vimos não eram ainda, objetos de pesquisa do
passado? Detalhe os objetos que melhor explicariam sua descrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário