terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Atividade para estudos de campo.

ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA O ESTUDO DO MEIO

“MARIA FUMAÇA”

CEFAM Padre Ismael Simões – Campinas/SP  / Professor DONI - Abril 2000

Orientações iniciais:
1ª) A atividade de observação do meio estudado é individual. Tenha no local estudado, meios para suas anotações. Fique atento a tudo que puder olhar e ouvir.
2ª) Transcreva todos os dados verificados em seu caderno. Posteriormente essas anotações lhe ajudaram a fazer o trabalho solicitado.
3ª) O trabalho deverá ser apresentado em folha de papel almaço.
4ª) Trabalhos idênticos, serão anulados.
5ª) Utilize o texto sobre a História da Ferrovia, como apoio e pesquisa ao trabalho.
6ª) Verifique abaixo, qual trabalho está destinado a sua turma.


Questões para os 1ºs  anos;
1)     A ferrovia, segundo você pôde observar, possibilita o aprendizado sobre uma série de aspectos históricos. Faça uma relação destes aspectos.
2)     Que revoluções o trem trouxe com sua invenção? Ao chegar no Brasil, quem exatamente foi beneficiado?
3)     Que fontes de pesquisa você percebeu ao longo do estudo e que na sua avaliação vão permitir aos historiadores um estudo amplo a respeito da época em que os trens eram os principais meios de transportes do país?


Questões para os 2ºs anos:
1)     Durante todo roteiro de nosso Estudo do Meio, quais aspectos lhe chamaram a atenção? Seus sentidos entraram em ação? Em que momento?
2)     A “Maria Fumaça” permite muitas “viagens” pelo conhecimento histórico. Quais objetos e construções você considerou os mais ricos neste sentido.
3)     Pelo que você viu e ouviu durante o estudo, de que forma imagina que tenha sido a vida das pessoas na época da chegada do trem no país? (releia seu texto, discuta com colegas e professor)!
4)     No raciocínio do texto de Ruben Alves, como despertar o interesse do aluno de 14 anos utilizando todo roteiro da Estação Anhumas como objeto de estudo?

Questões para os 3ºs anos

1)     Que ligações você percebeu dos aspectos vistos em nosso estudo com o cotidiano das pessoas que viveram na época áurea da “Maria Fumaça?”
2)     Todo patrimônio visto no roteiro é resultado de um longo processo de pesquisa. Do que você pôde observar, que  aspectos despertaram seus sentidos com relação à História e a prática dos historiadores?
Como você descreveria o comportamento das pessoas no período em que tudo que vimos não eram ainda, objetos de pesquisa do passado? Detalhe os objetos que melhor explicariam sua descrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário