CICLO DE ESTUDOS SOBRE O
BRASIL COLONIAL
Atividade específica para os segundos anos. CEFAM/CAMPINAS
3º/4º bimestres – HISTÓRIA – PROFESSOR D☺NI®
Explicações sobre o desenvolvimento do
trabalho:
ü O trabalho
será desenvolvido em grupos de estudo.
ü Apenas o
estudo e a preparação serão feitos em grupo. O processo de avaliação é
individual.
ü Serão
destinadas aulas para leitura, estudo e preparação da produção final do
trabalho, todas aqui na escola.
ü Esta atividade
procura mesclar as dinâmicas já desenvolvidas no curso deste ano:
1.
Estudo de eixos temáticos.
2.
Discussão/debate sobre as polêmicas do assunto.
3.
Leitura de material iconográfico.
4.
Produção escrita sobre o conteúdo entendido.
Sobre o conteúdo do trabalho:
ü São seis
textos diferentes sobre o mesmo período histórico.
ü Brasil Colônia
– 1500/1822.
ü O estudo será
feito a partir de eixos temáticos; Religião, Escravidão Indígena, Escravidão
Negra, O Engenho Colonial, A Época do Ouro e as Revoltas Coloniais.
ü Cada grupo de
seis alunos, seguindo ordem crescente de chamada, vai ler um texto diferente.
Veja abaixo que texto você deverá adquirir no xerox;
1.
Do número 01 a 06; Texto 1 “Introdução / Açúcar e
colonização” do livro “A Civilização do Açúcar Séculos XVI a XVII” de Vera
Lúcia Amaral Ferlini. Coleção Tudo é História volume 88. Editora Brasiliense.
2.
Do número 07 a 12; Texto 2 “A Igreja Católica na Terra de
Santa Cruz” do livro “Religião e religiosidade no Brasil colonial” de Mary Del
Priori. Coleção História em Movimento. Editora Ática.
3.
Do número 13 a 18; Texto 3 “Os índios escapam da
escravidão: os negros são um bom negócio da igreja”.de Júlio José Chiavenatto.
Extraído do livro “O Negro no Brasil”. Editora Brasiliense.
4.
Do número 19 a 24; Texto 4 “O grande genocídio contra o
negro no Brasil” de Júlio José Chiavenatto. Extraído do livro “O Negro no
Brasil”. Editora Brasiliense.
5.
Do número 25 a 30; Texto 5 “Descoberta do ouro e formação
de Minas/O apogeu do ouro” de Cristina Leminski. Extraído do livro “Tiradentes
e a Conspiração de Minas gerais”. Coleção História em Aberto da Editora
Scipione.
6.
Do número 30 em diante; Texto 6 “O que parece, mas não é”
de Júlio José Chiavenatto. Extraído do livro “As lutas do povo brasileiro”.
Coleção Polêmica. Editora Moderna.
Sobre o estudo e desenvolvimento do
trabalho
ü Depois de
adquirido o texto, o grupo deverá esquematizar uma leitura de entendimento
entre todos.
ü Cada grupo
deverá levantar aspectos importantes do texto a serem passados para a sala. O
número destes aspectos deverá ser correspondente ao número de integrantes do
grupo.
ü Cada aluno
ficará responsável por um aspecto levantado. Ele deverá aprofundar mais o
assunto em outras bibliografias e selecionar uma iconografia correspondente.
ü O grupo deverá
produzir textos destes aspectos importantes encontrados na leitura. Estes
aspectos devem estar articulados. Os textos e as iconografias deverão ser
colados em papel manilha ou cartolinas para posterior exibição para a sala.
ü Cada aluno
explica o aspecto que aprofundou. Deverá também explicar a iconografia
pesquisada e colada.
ü O grupo terá
50 minutos para trabalhar os aspectos levantados. Sugiro que façam um trabalho
articulado e cooperativo, pois cada aspecto terá uma média de 8 minutos para
explicação.
Sobre a avaliação do trabalho
ü Só a
preparação é feita em grupo. O aprofundamento dos aspectos levantados e a
iconografia são responsabilidade única e exclusiva cada aluno.
ü Cada aluno
será avaliado em três itens; 1) Produção do texto.
2) Iconografia. 3) Explicação do aspecto
levantado.
Sugestões úteis;
Ø Organizem um
trabalho cooperativo decidindo juntos os aspectos que devem ser aprofundados.
Cuidado na lógica e seqüência dos aspectos importantes.
Ø Façam
discussões internas a fim de esclarecer as dúvidas. Os alunos desinteressados
não serão problemas, afinal a avaliação é individual. A dificuldade em resolver
sua parte sem a participação nas reuniões de estudo é dobrada! É impossível
desenvolver sozinho este trabalho!
Ø
A pesquisa iconográfica ficará mais fácil se houver
socialização. Geralmente há alunos com material em casa ou com certa facilidade
de encontra-las em nossa biblioteca.
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