segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Estudos sobre o Brasil Colonial.

CICLO DE ESTUDOS SOBRE O BRASIL COLONIAL

Atividade específica para os segundos anos. CEFAM/CAMPINAS
3º/4º bimestres – HISTÓRIA – PROFESSOR DNI®

outubro/2000


Explicações sobre o desenvolvimento do trabalho:
ü O trabalho será desenvolvido em grupos de estudo.
ü Apenas o estudo e a preparação serão feitos em grupo. O processo de avaliação é individual.
ü Serão destinadas aulas para leitura, estudo e preparação da produção final do trabalho, todas aqui na escola.
ü Esta atividade procura mesclar as dinâmicas já desenvolvidas no curso deste ano:
1.     Estudo de eixos temáticos.
2.     Discussão/debate sobre as polêmicas do assunto.
3.     Leitura de material iconográfico.
4.     Produção escrita sobre o conteúdo entendido.

Sobre o conteúdo do trabalho:
ü São seis textos diferentes sobre o mesmo período histórico.
ü Brasil Colônia – 1500/1822.
ü O estudo será feito a partir de eixos temáticos; Religião, Escravidão Indígena, Escravidão Negra, O Engenho Colonial, A Época do Ouro e as Revoltas Coloniais.
ü Cada grupo de seis alunos, seguindo ordem crescente de chamada, vai ler um texto diferente. Veja abaixo que texto você deverá adquirir no xerox;
1.     Do número 01 a 06; Texto 1 “Introdução / Açúcar e colonização” do livro “A Civilização do Açúcar Séculos XVI a XVII” de Vera Lúcia Amaral Ferlini. Coleção Tudo é História volume 88. Editora Brasiliense.
2.     Do número 07 a 12; Texto 2 “A Igreja Católica na Terra de Santa Cruz” do livro “Religião e religiosidade no Brasil colonial” de Mary Del Priori. Coleção História em Movimento. Editora Ática.
3.     Do número 13 a 18; Texto 3 “Os índios escapam da escravidão: os negros são um bom negócio da igreja”.de Júlio José Chiavenatto. Extraído do livro “O Negro no Brasil”. Editora Brasiliense.
4.     Do número 19 a 24; Texto 4 “O grande genocídio contra o negro no Brasil” de Júlio José Chiavenatto. Extraído do livro “O Negro no Brasil”. Editora Brasiliense.
5.     Do número 25 a 30; Texto 5 “Descoberta do ouro e formação de Minas/O apogeu do ouro” de Cristina Leminski. Extraído do livro “Tiradentes e a Conspiração de Minas gerais”. Coleção História em Aberto da Editora Scipione.
6.     Do número 30 em diante; Texto 6 “O que parece, mas não é” de Júlio José Chiavenatto. Extraído do livro “As lutas do povo brasileiro”. Coleção Polêmica. Editora Moderna.

Sobre o estudo e desenvolvimento do trabalho
ü Depois de adquirido o texto, o grupo deverá esquematizar uma leitura de entendimento entre todos.
ü Cada grupo deverá levantar aspectos importantes do texto a serem passados para a sala. O número destes aspectos deverá ser correspondente ao número de integrantes do grupo.
ü Cada aluno ficará responsável por um aspecto levantado. Ele deverá aprofundar mais o assunto em outras bibliografias e selecionar uma iconografia correspondente.
ü O grupo deverá produzir textos destes aspectos importantes encontrados na leitura. Estes aspectos devem estar articulados. Os textos e as iconografias deverão ser colados em papel manilha ou cartolinas para posterior exibição para a sala.
ü Cada aluno explica o aspecto que aprofundou. Deverá também explicar a iconografia pesquisada e colada.
ü O grupo terá 50 minutos para trabalhar os aspectos levantados. Sugiro que façam um trabalho articulado e cooperativo, pois cada aspecto terá uma média de 8 minutos para explicação.

Sobre a avaliação do trabalho

ü Só a preparação é feita em grupo. O aprofundamento dos aspectos levantados e a iconografia são responsabilidade única e exclusiva cada aluno.
ü Cada aluno será avaliado em três itens; 1) Produção do texto.
     2) Iconografia. 3) Explicação do aspecto levantado.
Sugestões úteis;
Ø Organizem um trabalho cooperativo decidindo juntos os aspectos que devem ser aprofundados. Cuidado na lógica e seqüência dos aspectos importantes.
Ø Façam discussões internas a fim de esclarecer as dúvidas. Os alunos desinteressados não serão problemas, afinal a avaliação é individual. A dificuldade em resolver sua parte sem a participação nas reuniões de estudo é dobrada! É impossível desenvolver sozinho este trabalho!
Ø  A pesquisa iconográfica ficará mais fácil se houver socialização. Geralmente há alunos com material em casa ou com certa facilidade de encontra-las em nossa biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário